Parceria entre MCTI, Inatel e empresas fortalece inovação

Representantes do Ministério visitam campus com foco no desenvolvimento de startups

inatel-visita-mcti-lei-informatica-marco-2016-web"Constatamos mais uma vez que o Inatel é de extrema importância para o fortalecimento da infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento e a base de empresas inovadoras no setor de TIC no Brasil", foi assim que o coordenador de Tecnologia da Informação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Hamilton José Mendes da Silva, resumiu a visita que realizou ao campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, no último dia 22 de março. Além de Hamilton, estiveram na instituição Alessandro Augusto Nunes Campos, também do MCTI, e Renato Borges Ferreira Tomé, da Secretaria de Desenvolvimento do Ministério da Indústria e Comércio Exterior.

O Inatel é um parceiro do MCTI na promoção da inovação e desenvolvimento tecnológico, principalmente por meio da Lei da Informática. Nos últimos cinco anos, o balanço mostra-se positivo, a soma de investimentos em projetos da tríplice hélice MCTI-empresas-Inatel quase triplicou. Entre 2015 e o início deste ano, 13 empresas desenvolveram ou desenvolvem projetos com o Inatel com o apoio do programa. Os projetos são, principalmente, na área de hardware para aplicação em diversos segmentos, como por exemplo, microeletrônica, iluminação e segurança. "O MCTI, com a Lei de Informática, é um forte vetor do desenvolvimento das empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, inclusive do nosso Vale da Eletrônica, e também de extrema importância para o fortalecimento de nossas competências e desenvolvimento institucional", afirma o gerente de desenvolvimento de negócios do Inatel, Leandro Guerzoni, que recebeu a comitiva, juntamente com o gerente de hardware, Marcelo Carneiro, e o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo, Rogério Abranches.


Startups

inatel-visita-mcti-lei-informatica-marco-2016web2Durante a visita, os representantes do MCTI visitaram a Incubadora do Inatel, e as futuras instalações do Laboratório de Ideação e do 1º Espaço Crowdworking do Brasil, do programa Telefónica Open Future, que será inaugurado em abril. De acordo com Hamilton, o Ministério de Ciência e Tecnologia estuda a criação de um programa de incentivo à startups para hardware e a expertise do Inatel na área de empreendedorismo pode contribuir para o modelo deste projeto. "O Inatel é uma instituição que nos dá uma satisfação de perceber que os instrumentos que vem sendo construídos no país para apoiar as pesquisas e o desenvolvimento têm dado resultado, não só no fato de produtos e soluções disponibilizados para a sociedade, mas também por criar a oportunidade de bons profissionais se tornarem empreendedores que vão realimentar esse ecossistema de inovação", completou o coordenador de TI do Ministério.

 

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200