Pesquisas do Inatel são destaque em evento científico na Europa

inatel-eucap-2016O professor Dr. Arismar Cerqueira Sodré Júnior, coordenador do Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access), está representando o Inatel no maior evento científico da área de Antenas e Propagação da Europa, o European Conference on Antennas and Propagation - EuCAP. Realizado esta semana em Davos, na Suíça, o evento reúne professores de várias universidades do mundo para apresentar pesquisas inovadoras na área.

O Inatel é a instituição com maior número de artigos aceitos no evento, contribuindo com duas apresentações orais e uma apresentação em pôster. Todos os trabalhos são fruto de projetos de P&D desenvolvidos pelos pesquisadores do Laboratório WOCA, sob orientação do professor Arismar. Segundo ele, o número expressivo de artigos aceitos no evento mostra o nível de excelência das pesquisas da instituição e o reconhecimento delas nacional e internacionalmente.

Um dos artigos apresentados no evento se refere ao desenvolvimento de Antenas para Redes 5G, trabalho que está sendo demonstrado na dissertação do aluno de mestrado e pesquisador do laboratório, Renan Alves dos Santos. Outro trabalho foi referente ao projeto feito junto à universidade italiana de Sant'Anna, que consiste na criação de uma antena para um sistema de radares inovador, capaz de fazer detecção e comunicação simultaneamente. A pesquisa está sendo comprovada na tese de doutorado de Igor Feliciano da Costa, ex-aluno de mestrado da instituição e pesquisador do WOCA.

inatel-arismar-eucap-2016A terceira apresentação foi referente ao projeto desenvolvido em conjunto com o Inatel Competence Center, para a Embraer, voltado para a caracterização de materiais e avaliação do impacto da instalação de antenas em aeronaves. O trabalho contou com a participação do ex-aluno de graduação e mestrado do Instituto, Luís Gustavo da Silva, que atualmente faz parte da equipe de desenvolvimento de Hardware da área de serviços do Inatel.

Ainda segundo o professor, a participação no evento foi fundamental para divulgar o trabalho do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), do qual o Laboratório WOCA faz parte, e foi viabilizada por meio do apoio da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP.

 

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200