Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Pesquisas em 5G do Inatel são apresentadas nos Estados Unidos

inatel ni week eua crr agosto2 2016As pesquisas para o desenvolvimento de um modem para 5G do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel foram apresentadas no NI Week, evento da National Instruments, realizado em Austin, no Texas, nos Estados Unidos. O Inatel ficou no espaço do evento destinado aos integrantes do seleto programa de usuários avançados dos equipamentos da NI, do qual o Instituto faz parte, ao lado de universidades europeias e norte-americanas. As plataformas da NI são utilizadas pelos pesquisadores do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel e da Universidade Tecnológica de Dresden, na Alemanha, no desenvolvimento conjunto do modem para 5G, com a modulação digital GFDM. Os resultados já alcançados até agora foram apresentados para engenheiros e pesquisadores no Texas pelo coordenador de pesquisa do CRR, Luciano Leonel Mendes, e pelo pesquisador do Centro de Referência, Danilo Gaspar.

inatel ni week eua crr agosto 2016Luciano Leonel destaca que a troca de informações entre os centros de pesquisas integrantes do programa e também com os desenvolvedores das plataformas utilizadas nos estudos confirmaram a robustez dos equipamentos para o desenvolvimento de grandes inovações como as tecnologias para 5G. “Vimos sistemas de sondagem de canal, sistemas de comunicação em ondas milimétricas, outras propostas de modulação e ficou claro que a plataforma de software e hardware sustenta sistemas extremamente complexos como o que estamos desenvolvendo”. De acordo com o coordenador de pesquisa do CRR, os testes em bancada vão ser iniciados na próxima semana e até o final do ano começam os testes em campo. “Pretendemos ter uma versão experimental e já conseguir fazer uma transmissão entre antenas até o final deste ano. E no ano que vem, queremos demonstrar o modem para 5G funcionando no mesmo evento da NI no Texas, que ocorrerá em maio”.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800