Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

4º Seminário de Internet do Futuro do Inatel vai reunir os maiores pesquisadores da área do Brasil

inatel fisAcontece nos dias 4 e 5 de outubro, o 4ª Seminário de Internet do Futuro do Inatel, evento realizado todos os anos pelo ICT Lab (Information and Communication Technologies Laboratory). Nesta edição, o encontro pretende reunir os mais influentes pesquisadores de novas arquiteturas de Internet do país, além de empresários e comunidade acadêmica para discutir a relação entre Internet do Futuro, Internet das Coisas e outras tecnologias emergentes em TIC.

O evento vai contar com a presença de pesquisadores de destaque no cenário científico nacional de universidades do Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Carlos, Uberlândia, Espírito Santo, além de pesquisadores do Inatel, que irão abordar as arquiteturas de Internet mais utilizadas no mundo como RINA, XIA, ETArch, FI-WARE, KeyFlow e, a arquitetura desenvolvida na instituição, Nova Genesis.

Na área de IoT, serão apresentados cases de projetos desenvolvidos por empresas como a Das Coisas, residente na Incubadora do Inatel, e Ativa Soluções, que também passou pela Incubadora e está situada no Vale da Eletrônica, e pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações – CPqD. Por estar intimamente ligada às áreas de foco do evento, a tecnologia de Cloud Computing também será tratada no Seminário. Pesquisadores da Unisinos e da Ufscar vão falar sobre tema.

As pesquisas em 5G desenvolvidas no Inatel, dentro do escopo do Centro de Referência em Radiocomunicações – CRR, terão um espaço especial no evento este ano, por se tratar de uma tecnologia que abrange requisitos de Internet em sua criação. Os professores José Marcos Câmara Brito e Arismar Cerqueira Sodré Júnior vão mostrar o que vem sendo desenvolvido na instituição nesta área.

Segundo o professor Antônio Marcos Alberti, coordenador do ICT Lab e idealizador do evento, o intuito desta edição é discutir o “gap” existente entre as tecnologias de Internet. “O que se imagina no futuro é que a maior parte dos terminais de Internet vão ser coisas, no entanto, as pesquisas de novas arquiteturas estão muito superficiais neste aspecto. A ideia desta edição é discutir como as novas arquiteturas podem endereçar os problemas de IoT”, explica.

O 4º Seminário de Internet do Futuro conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e será realizado em ambos os dias, das 8h às 18h30, no Teatro Inatel.

Clique para acessar a programação completa do evento e fazer sua inscrição

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800