Pesquisadores do Inatel participam de conferência internacional no interior de SP

WhatsApp Image 2017 08 28 at 12.47.19 1Um grupo de pesquisadores que atuam no Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access) do Inatel participou da conferência internacional IMOC 2017 (International Microwave and Optoelectronics Conference) realizada na cidade de Águas de Lindoia, interior de São Paulo, nos últimos dias 27 a 30 de agosto. Os pesquisadores apresentaram nove papers, envolvendo as pesquisas desenvolvidas no laboratório.

A ação foi acompanhada pelo Coordenador das pesquisas, Prof. Dr. Arismar Cerqueira Sodré Junior do Inatel que foi convidado para apresentar seu paper com o título em português de: “Desenvolvimento de antenas para redes 5G”. Durante o evento foi realizada uma conferência com sessões de trabalho revisadas por pares, palestras de convidados, cursos curtos e painéis ministrados por especialistas e líderes na área de micro-ondas e comunicação óptica, com participação de profissionais, pesquisadores, acadêmicos e estudantes nos campos de telecomunicações RF, comunicação óptica, eletromagnetismo e sensores.

WhatsApp Image 2017 08 29 at 15.22.56 3“Todos os papers passaram por um processo criterioso de gestão internacional, dos 159 apresentados, nove foram do WOCA, ou seja, 6% dos papers. Número este que é motivo de muito orgulho para o Inatel, para o sul de minas e para o WOCA. Esse evento é importante para mostrar que estamos desenvolvendo pesquisas de ponta e que estas possuem reconhecimento internacional”, comentou o Prof. Dr. Arismar Cerqueira Sodré Junior do Inatel.

Os pesquisadores do WOCA que participaram na apresentação dos artigos científicos foram Igor Feliciano da Costa e Hugo Rodrigues Dias Filgueiras, que apresentaram papers envolvendo pesquisas na área de antenas para 5G, Tiago Henrique Brandão sobre antenas para radares e Matheus Sêda Borsato e Ramon Maia Borges com papers sobre ótica para 5G.

Sobre as pesquisas na área de antenas para 5G apresentadas no congresso os pesquisadores explicaram sobre o estudo. “Apresentamos uma antena que muda a cobertura de acesso de forma inteligente que observa a demanda de usuários, sempre focada em uma melhora na aplicação para o sistema 5G. Ou seja, conseguimos melhorar a cobertura da rede de acesso, seja dentro ou fora de um edifício, em função da concentração dos usuários ela é dinâmica, conforme com a necessidade de utilização da rede”, comentou o pesquisador do WOCA Igor.

Outro estudo apresentado foi o radar baseado em fotônica que possui a antena do radar desenvolvida pelo aluno de mestrado Tiago Henrique Brandão. “A principal vantagem em se utilizar a antena desenvolvida WOCA é a capacidade de conseguir operar simultaneamente em duas bandas de frequência distintas, permitindo ao radar realizar a detecção de alvos e a comunicação utilizando uma única estrutura irradiante”, comentou Tiago Brandão.

“É uma oportunidade para mostrar que estamos no caminho certo e até mais além. É a ocasião que podemos fazer novas parcerias. Também apresentamos a parte de comunicações óticas com 3 trabalhos, que são soluções óticas para melhorar a rede de 5G no geral. Desenvolvemos em ótica um amplificador que opera em uma grande faixa de frequência, com custo mais baixo quando comparado com os eletrônicos que atendem na mesma faixa”, comentou o pesquisador Hugo Filgueiras.

O congresso contou com a presença de pesquisadores do Brasil, Inglaterra, Alemanha, Japão, França, Colômbia, entre outros e é o mais importante para a área de telecomunicações e principalmente na área das comunicações óticas. “Todos os artigos apresentados despertaram muito interesse da comunidade científica, muitos nos deram um feedback muito positivo sobre os trabalhos. É um evento muito importante para realizar a troca de conhecimento entre os pesquisadores das universidades e para a colaboração para outros projetos”, complementou o pesquisador Igor.

Sobre o IMOC
International Microwave and Optoelectronics Conference, IMOC, é um evento bienal destinado ao intercâmbio e divulgação de conhecimento científico e tecnológico em microondas, comunicação óptica e sensores. Reúne representantes nacionais e internacionais de universidades, instituições de pesquisa, fabricantes de equipamentos e dispositivos, operadores de telecomunicações e agências governamentais. Ele também  identifica novos tópicos de pesquisa e oportunidades de negócios juntando forças em uma rede que encaminha uma maior interação entre os participantes.
O IMOC 2017 teve como tema: "Academia de ponte, centros de pesquisa e indústria". Seu programa abordou os desafios, as tendências tecnológicas e os processos de desenvolvimento de produtos enfrentados não apenas pelos grupos universitários e de centros de pesquisa, mas também pelo segmento da indústria.

WhatsApp Image 2017 08 30 at 12.59.19

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200