Artigo do Inatel é premiado no congresso SBrT 2017

SBrTO Inatel teve, mais uma vez, uma participação expressiva no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, SBrT 2017. O evento que está em sua 35ª edição, aconteceu de 03 a 06 de setembro em São Pedro (SP).

Um dos destaques foi a premiação do artigo “Design and Characterization of Wideband Horn Antenna in Quasi TEM Mode”, escrito pelo professor José Antônio Justino Ribeiro em conjunto com os pesquisadores Evandro Vilas Boas, Jéssica Ribeiro, Karine Costa, Lucas Esteves e Bárbara Faria, eleito o melhor artigo na categoria “Artigo Completo”.

O artigo descreve o desenvolvimento de uma antena corneta de banda larga, operando em modo quasi TEM. A antena consiste em uma placa condutora triangular com ângulo de inclinação acima de um plano de terra e alimentação direta por um cabo coaxial. Durante simulações suas características de banda larga, padrão de radiação, alto ganho e um pequeno coeficiente de reflexão foi alcançado.

2O aluno Domingos Canga, também recebeu certificado como finalista do Festival Telecom Minuto. Ele desenvolveu o vídeo “Inatel Telecom” que conta a importância do Instituto para o desenvolvimento das telecomunicações no contexto Nacional e Internacional, ficando entre os 3 primeiros colocados. O Telecom Minuto é o Festival de Vídeo do SBrT’17 .

Além dos o artigo premiado, participaram também da edição de 2017, o pró-diretor de Pós-graduação e Pesquisa, professor José Marcos Câmara Brito, os professores Joel Rodrigues e Dayan Guimarães, e os alunos Domingos Canga, Gabriel Scarpioni, Anderson Fagiani e Evandro Vilas Boas, com a apresentação de sete artigos no total.

O Seminário é organizado todos os anos pela SBrT, sociedade científica na área de telecomunicações que reúne profissionais dos setores acadêmico, industrial e de serviços.

Clique para conferir os anais do evento.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200