Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Professores do Inatel participam do “4th Global 5G Event" em Seul

inatel 5gglobal brito coreia novembro 2017 1 WEBTrês professores do Inatel integraram a comitiva brasileira no principal evento de debate da futura rede de comunicação móvel - 4th Global 5G Event - realizado em Seul, na Coreia, nos dias 22 e 23 de novembro. O evento reuniu instituições mundiais que realizam pesquisas e desenvolvimento para o 5G. O professor e coordenador do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel, José Marcos Camara Brito, fez uma palestra sobre os cenários, aplicações e tendências tecnológicas para o 5G. Em sua apresentação, Brito apresentou a estrutura do Projeto 5G Brasil, do qual é Secretário Geral. O 5G Brasil reúne representantes das operadoras, fabricantes, institutos de pesquisa, universidades e associações de empresas, envolvendo mais de 120 profissionais. “Foi um ótimo evento, com discursos de alta qualidade em tópicos extremamente relevantes, abrangendo todo o ecossistema de redes 5G. As atividades mostraram que as cooperações entre países foram frutíferas, já com resultados significativos”, afirmou Brito.

inatel 5gglobalevent coreia novembro 2017 3 WEBO professor Luciano Leonel Mendes, coordenador de pesquisa do CRR, fez duas apresentações. Uma delas foi sobre as pesquisas realizadas pelo CRR que resultaram no desenvolvimento de um transceptor de rádio que pode ser usado para cumprir um grande conjunto de requisitos 5G, incluindo o modo de operação de longo alcance para áreas rurais e remotas. A solução venceu um prêmio internacional em junho e, em breve, será testado uma área rural de Santa Rita do Sapucaí.

Luciano apresentou também o projeto 5G-RANGE, uma parceria entre o Brasil e a Europa para aplicações 5G em áreas remotas. O projeto é formado por um consórcio multidisciplinar que inclui o Inatel, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), a unidade brasileira da empresa Ericsson e as universidades de Brasília (UnB), de São Paulo (USP) e Federal do Ceará (UFC). Já pelo lado europeu, a parceria envolve a companhia espanhola Telefónica e as universidades Carlos III de Madrid, na Espanha, de Oulu, na Finlândia, e Tecnológica de Dresden, na Alemanha.

Além de Brito e Luciano, também integraram a comitiva o professor Rausley Amaral de Souza, juntamente com o Diretor de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério das Comunicações e Secretário Executivo do Funttel, José Gustavo Sampaio Gontijo, além do representante do MCTIC, Rubens Caetano de Souza, e do engenheiro do CPqD, Fabbryccio Cardoso.

Parceria entre Inatel e NIA
INATEL NIA REUNIAO NOVEMBRO 2017 3 WEBAlém do 4th Global 5G Event, os professores do Inatel participaram de reuniões na Agência Nacional da Sociedade de Informação da República da Coreia - NIA. O objetivo do encontro foi de acompanhar as ações do projeto em parceria entre Inatel e NIA, iniciado em março desse ano, com foco em Internet of Things (IoT). A comitiva também fez visitas às principais operadoras coreanas (SKT e Korean Telecom).

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800