Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel tem professor nomeado para seleto grupo da IEEE

inatel IEEE Globecom dezembro 2017 SITEAs pesquisas do Inatel ganharão ainda mais evidência mundial com a recém-nomeação do professor e pesquisador Joel Rodrigues a Distinguished Lecturer da IEEE Communications Society (ComSoc), que é a Sociedade das Comunicações da maior organização profissional técnica e científica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade – o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). Vamos entender um pouco mais sobre isso?

Distinguished Lecturer é um profissional referência em determinado assunto que participa de importantes eventos mundiais com apresentações sobre temas e pesquisas que desenvolve e orienta. A escolha desses líderes é feita por indicação dos comitês técnicos ou membros da Sociedade, mediante vários fatores, como publicações de trabalhos relevantes, de impacto mundial, além da qualidade das apresentações e envolvimento de pessoas, além da exigência de ser Senior Member ou Fellow do IEEE. O professor Joel Rodrigues foi indicado por quatro Comitês Técnicos da IEEE ComSoc e teve a nomeação anunciada durante a IEEE GLOBECOM 2017, realizada em Cingapura, em dezembro, juntamente com outros 15 pesquisadores de outras partes do mundo.

inatel IEEE Globecom dezembro 2017 2O professor é apontado como referência na área de Internet das Coisas e redes de sensores (Internet of Things and wireless sensor networks), tecnologias para a saúde (e-Health and Mobile health) e redes de comunicações veiculares (vehicular communications). Possui mais de 7 mil citações em artigos científicos, mais de 550 publicações e dezenas de artigos Qualis A, indicativo de alta qualidade da sua produção científica. “Sinto-me lisonjeado com essa indicação da IEEE ComSoc. Neste serviço, ficamos mais visíveis em termos mundiais e vou levar as pesquisas do Inatel nessas áreas em minhas participações em eventos de grande importância mundial e em eventos organizados pelos capítulos regionais da IEEE ComSoc, contribuindo para disseminar o conhecimento em áreas mais emergentes nas quais trabalhamos”, afirma Joel, que fica no cargo por dois anos, podendo ser renovável por mais dois.

Joel é líder do Grupo de Pesquisa em Internet das Coisas (IoT) do Inatel, que atualmente conta com 30 estudantes/pesquisadores, sendo metade deles da Iniciação Científica e outra metade do Mestrado, 4 estudantes de doutorado, além de quatro professores, dois especialistas do Inatel Competence Center e vários colaboradores de outras instituições brasileiras e da Europa. O IoT Research Group é certificado pelo CNPq e busca contribuir para o avanço do conhecimento nas tecnologias da informação e comunicação para Internet das Coisas e redes e aplicações de próxima geração.

Saiba mais
A IEEE possui 39 sociedades técnicas, dez regiões geográficas que recebem anualmente mais de 10.000 reuniões locais. A organização publica quase um terço da literatura técnica e científica mundial em engenharia elétrica, informática e eletrônica. Isso inclui aproximadamente 200 periódicos (grande parte deles, de referência na área) publicados anualmente. O IEEE é a instituição líder mundial de padrões internacionais que sustentam muitos dos produtos e serviços de telecomunicações, tecnologias da informação e geração de energia de hoje. Um exemplo são os padrões IEEE 802 ® para redes locais, metropolitanas e de outras áreas, incluindo Ethernet e LAN sem fio (comumente conhecido como Wi-Fi ®).

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800