Inatel tem professor nomeado para seleto grupo da IEEE

inatel IEEE Globecom dezembro 2017 SITEAs pesquisas do Inatel ganharão ainda mais evidência mundial com a recém-nomeação do professor e pesquisador Joel Rodrigues a Distinguished Lecturer da IEEE Communications Society (ComSoc), que é a Sociedade das Comunicações da maior organização profissional técnica e científica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade – o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). Vamos entender um pouco mais sobre isso?

Distinguished Lecturer é um profissional referência em determinado assunto que participa de importantes eventos mundiais com apresentações sobre temas e pesquisas que desenvolve e orienta. A escolha desses líderes é feita por indicação dos comitês técnicos ou membros da Sociedade, mediante vários fatores, como publicações de trabalhos relevantes, de impacto mundial, além da qualidade das apresentações e envolvimento de pessoas, além da exigência de ser Senior Member ou Fellow do IEEE. O professor Joel Rodrigues foi indicado por quatro Comitês Técnicos da IEEE ComSoc e teve a nomeação anunciada durante a IEEE GLOBECOM 2017, realizada em Cingapura, em dezembro, juntamente com outros 15 pesquisadores de outras partes do mundo.

inatel IEEE Globecom dezembro 2017 2O professor é apontado como referência na área de Internet das Coisas e redes de sensores (Internet of Things and wireless sensor networks), tecnologias para a saúde (e-Health and Mobile health) e redes de comunicações veiculares (vehicular communications). Possui mais de 7 mil citações em artigos científicos, mais de 550 publicações e dezenas de artigos Qualis A, indicativo de alta qualidade da sua produção científica. “Sinto-me lisonjeado com essa indicação da IEEE ComSoc. Neste serviço, ficamos mais visíveis em termos mundiais e vou levar as pesquisas do Inatel nessas áreas em minhas participações em eventos de grande importância mundial e em eventos organizados pelos capítulos regionais da IEEE ComSoc, contribuindo para disseminar o conhecimento em áreas mais emergentes nas quais trabalhamos”, afirma Joel, que fica no cargo por dois anos, podendo ser renovável por mais dois.

Joel é líder do Grupo de Pesquisa em Internet das Coisas (IoT) do Inatel, que atualmente conta com 30 estudantes/pesquisadores, sendo metade deles da Iniciação Científica e outra metade do Mestrado, 4 estudantes de doutorado, além de quatro professores, dois especialistas do Inatel Competence Center e vários colaboradores de outras instituições brasileiras e da Europa. O IoT Research Group é certificado pelo CNPq e busca contribuir para o avanço do conhecimento nas tecnologias da informação e comunicação para Internet das Coisas e redes e aplicações de próxima geração.

Saiba mais
A IEEE possui 39 sociedades técnicas, dez regiões geográficas que recebem anualmente mais de 10.000 reuniões locais. A organização publica quase um terço da literatura técnica e científica mundial em engenharia elétrica, informática e eletrônica. Isso inclui aproximadamente 200 periódicos (grande parte deles, de referência na área) publicados anualmente. O IEEE é a instituição líder mundial de padrões internacionais que sustentam muitos dos produtos e serviços de telecomunicações, tecnologias da informação e geração de energia de hoje. Um exemplo são os padrões IEEE 802 ® para redes locais, metropolitanas e de outras áreas, incluindo Ethernet e LAN sem fio (comumente conhecido como Wi-Fi ®).

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200