Graduados do Inatel publicam artigo em revista internacional

O TCC dos alunos de Engenharia Biomédica contribui para publicação em periódico do IEEE

TCC AlunosUm estudo realizado no Inatel pelos recém-graduados em Engenharia Biomédica Dante Segundo, Heres Junqueira, Murilo Sabino e Rafael Prince, sob a orientação do Prof. Dr. Joel Rodrigues e com a cooperação de colaboradores do Internet of Things Research Group, teve o aceite para publicação no IEEE ACCESS, uma revista internacional que apresenta continuamente os resultados de pesquisa ou desenvolvimento original em todos os campos de interesse do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).
O artigo “Enabling Technologies for the Internet of Health Things”, que foi desenvolvido para o trabalho de conclusão de curso dos alunos, apresenta um estudo detalhado sobre a utilização de Internet das Coisas (IoT) nos cuidados da saúde e ambientes de vida assistida. “O estudo contribui para a proposta da Internet of Health Things (IoHT). Este trabalho pioneiro caracteriza as tecnologias existentes tanto na literatura técnico-científica como na indústria. Dada à importância do tema e a perspectiva abordada, estamos certos que este trabalho vai receber atenção da comunidade científica como um marco no desenvolvimento destas tecnologias”, comentou o orientador, Prof. Joel.

“É um grande privilégio poder publicar em uma revista tão importante, onde o conhecimento adquirido por nós pode ser compartilhado, divulgando a importância e o potencial da Internet das coisas para saúde nos próximos anos. Ter realizado este estudo previamente a difusão desta tecnologia gera oportunidades em nossa carreira. Isto se tornou possível graças ao apoio do INATEL, da orientação do Prof. Dr. Joel Rodrigues e ao comprometimento da equipe.” disse Dante Segundo.

A publicação está prevista para ser realizada ainda nesse mês de janeiro, tendo como referência: Joel J. P. C. Rodrigues, Dante B. R. Segundo, Heres A. Junqueira, Murilo H. Sabino, Rafael M. Prince, Jalal Al-Muhtadi, and Victor Hugo C. de Albuquerque, “Enabling Technologies for the Internet of Health Things”, in IEEE Access Journal, ISSN: 2169-3536 (in press).

IoT

iotO Inatel continua contribuindo para o avanço das pesquisas e conhecimentos na área de Internet das Coisas, através do grupo de pesquisa Internet of Things Research Group. O grupo vem realizando pesquisa, desenvolvimento e inovação no âmbito das tecnologias de informação e comunicação para Internet das coisas (IoT) e pretende realizar pesquisas inovadoras com o objetivo de explorar uma quantidade crescente de dados em um mundo cada vez mais conectado. Ele se concentra no desenvolvimento de novas tecnologias, soluções e abordagens desde a geração e coleta de dados, passando pelo seu armazenamento, até seu tratamento e análise. Propor soluções com impacto para o avanço do conhecimento, tanto na indústria como na sociedade, visando transferência de tecnologia e inovação.