Parceria com a Coreia fortalece ações para instalação da Casa Inteligente do Inatel

Inatel ParceriacomCoreia Abr2018O Centro de Cooperação em Tecnologia da Informação Brasil-Coreia (ITCC, em inglês) completou um ano no mês de março e o trabalho em conjunto entre os pesquisadores dos dois países continua com o foco nas pesquisas e aplicações de Internet das Coisas para casas e ambientes inteligentes.

A parceria envolve o Inatel, onde está instalado o Centro, e a Agência Nacional da Sociedade de Informação da República da Coreia – NIA, a principal agência estatal sul-coreana em infraestrutura de TICs. No início do mês, foi realizada a assinatura do termo de formalização das atividades para 2018, entre representantes das instituições parceiras e do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no escritório do Inatel em São Paulo. Na ocasião, representantes da Korea Telecom, operadora sul-coreana que vai contribuir com as pesquisas do ITCC, também estiveram no campus do Instituto em Santa Rita do Sapucaí.

Ainda esse ano, uma Casa Inteligente será instalada no Inatel e funcionará como um living lab para os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação realizarem pesquisas, aplicações e testes de soluções de Internet das Coisas. Por conta da parceria com o ITCC, equipamentos para Smart House, como fechaduras inteligentes, câmeras, medidores de gás, purificadores e tomadas, serão disponibilizados pela Coreia e poderão ser utilizados nas soluções da Casa Inteligente. Além disso, haverá a instalação de uma estação meteorológica e o uso de drone para captação de imagens e dados ambientais. “Esses equipamentos serão utilizados nas pesquisas de soluções de IoT para ambientes agrícolas, contribuindo para o desenvolvimento de vários setores da sociedade, como prevê a parceria Brasil-Coreia”, explica o professor Guilherme Marcondes, que coordena o ITCC.

Além do ITCC, o Inatel tem outras ações com foco em IoT, entre elas o Smart Campus, o IoT Group, e a recém-lançada parceria com a Ericsson e a TIM.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200