‘Prêmio Inatel Bio Challenge’ selecionará melhores projetos de inovação na área de saúde

Inscrições dos grupos nas categorias Médio/Técnico e Ensino Superior poderão ser realizadas até o dia 24 de julho

bio challengePela primeira vez o Inatel realiza o “Prêmio Inatel Bio Challenge” que selecionará os melhores projetos de inovação tecnológica para a área da saúde. A ação, que faz parte da programação da Semana de Engenharia Biomédica da instituição, está com as inscrições abertas em duas categorias. Poderão participar alunos do ensino médio/técnico e de ensino superior.

O concurso é aberto ao público que possui trabalho técnico-científico ou projeto de pesquisa. De acordo com o edital do certame poderão ser inscritas propostas com diferentes níveis de execução, podendo ser apresentadas ideias, mesmo não havendo um protótipo físico para demonstração. Cada grupo poderá inscrever até três projetos diferentes, porém apenas o que obtiver maior pontuação, conforme avaliação da banca avaliadora será classificada para o concurso.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o próximo dia 24 de julho, com o preenchimento dos dados da equipe neste endereço.

“As inscrições não são exclusivas para a comunidade e alunos do Inatel e as equipes podem conter até quatro integrantes. O prêmio é uma iniciativa que conta com uma parceria com o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Inatel. Nosso objetivo é de identificar, estimular e dar visibilidade aos projetos de inovação da área”, comentou a Coordenadora de Projetos do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA) do Inatel, Rani Alves.

Treinamento e apresentação
Após uma fase da seleção teórica, os grupos classificados terão uma taxa de participação de R$30,00, por equipe, para seguirem na disputa. Os grupos selecionados terão que realizar um treinamento presencial na sede do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, para poderem apresentar o projeto final para a banca avaliadora do concurso. A apresentação dos vencedores e a premiação serão realizadas no dia 09 de agosto, às 19h30, no Teatro Inatel. Todas as datas, critérios de avaliação e informações adicionais estão no edital disponível aqui.

A semana

A Semana da Engenharia Biomédica do Inatel será realizada entre os dias 07 e 09 de agosto e busca colocar a população em contato com as mais recentes tecnologias desenvolvidas na área, além de tendências em pesquisas e panoramas sobre o mercado de trabalho. Neste ano o tema da semana é “Tecnologia que salva vidas”. Assim como nas semanas especiais dos cursos de graduação da instituição serão realizadas palestras, minicursos e até um painel ministrado por ex-alunos.

Nos minicursos são quatro opções, dos seguintes temas: Calibração de equipamentos, Confecção de órtese por modelagem 3D e manufatura aditiva, Aplicação de analytics e BigData na saúde, além de um minicurso de ventilador pulmonar. A carga horária é de 4 horas por atividade.

As inscrições dos minicursos também estão abertas e podem ser feitas na Tesouraria do Inatel mediante pagamento de taxa de R$ 10,00 por atividade. As vagas limitadas. A programação completa da semana está disponível no site www.inatel.br/semanadabiomedica.

semana biomédica

 

 

 

 

 

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200