Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

MOMAG 2018 encerra como melhor edição da década

Inatel Momag plenarias sessao qua agos2018 312Foram quatro dias de intensa troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores de todo o país e de outras partes do mundo. O MOMAG 2018 reuniu 320 congressistas, dentre professores, pesquisadores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado de diversas universidades, que apresentaram projetos nas áreas de Antenas, Radiofrequência, Óptica e Eletromagnetismo. O evento também foi marcado pela presença de pesquisadores estrangeiros de renome no setor de Telecomunicações, que compartilharam seus estudos com os participantes.

O grande destaque desta edição foi a participação do Prof. Dr. Raj Mittra, um dos maiores especialistas em Antenas do mundo, que dirige o Laboratório de Comunicação Eletromagnética da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O pesquisador destacou a participação de jovens pesquisadores no MOMAG. “Os estudantes tiveram uma grande oportunidade de acompanhar as pesquisas e interagir com pesquisadores de várias regiões do Brasil e de outros países.”

Pela primeira vez no Inatel, ele ficou impressionado com a alta qualidade das pesquisas realizadas pela instituição e parabenizou a parceria e o apoio mútuo envolvendo o Inatel e o MCTIC para o desenvolvimento do 5G. “A infraestrutura e as pesquisas são de alta qualidade e precisam ser mostradas para o mundo. Com certeza, o desenvolvimento realizado aqui vai beneficiar outros países.”

Outra presença notória no evento foi a dos representantes das Forças Armadas Nacionais que participaram da sessão especial sobre Tecnologias Militares, no último dia de evento. Para o Coronel Jacy Barbosa Júnior, comandante do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro, é um orgulho poder participar de eventos como este. “Voltar ao Inatel e ver que ele continua sendo uma instituição que nos aproxima da comunidade acadêmica é muito bom. É importante mantermos essa proximidade porque não há como ter defesa nacional eficiente e eficaz se não tivermos a academia, a indústria e as forças armadas trabalhando juntas.”

Segundo o Prof. Dr. José Roberto Cardoso, diretor da Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo - SBMag, que integra o comitê organizador do evento, esta foi a melhor edição do MOMAG da última década. “A infraestrutura oferecida pelo Inatel permitiu que uma quantidade enorme de pesquisadores formasse uma rede, um networking importante, em um ambiente agradável e bem organizado. Isso foi fundamental para que a comunidade de Eletromagnetismo, que é grande, saber exatamente a potencialidade do Inatel e espero que isso gere frutos em termos de cooperação e trabalhos conjuntos.”

Os participantes também elogiaram esta edição do MOMAG. Filomena Barbosa Rodrigues Mendes, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) destacou a qualidade das atividades oferecidas. “Já no primeiro dia fiz dois minicursos focados na minha área de pesquisa, com a demonstração de softwares para fazer simulações de eletromagnetismo. Estou saindo com muito conhecimento para aplicar”.

Premiação

Os melhores trabalhos apresentados no MOMAG 2018 foram premiados e receberam menções honrosas durante a cerimônia de encerramento do evento. A premiação foi dividida nas seguintes categorias: Melhor Artigo de Iniciação Científica, Melhor Pôster, Melhor Paper na área de Antenas/RF/Wireless, Melhor Paper na área de Óptica e Melhor Paper na área de Magnetismo.

Confira os vencedores:

MOMAG Ganhadores 1Melhor Artigo de Iniciação Científica
“Reforçador de RF baseado em um arranjo de antenas monopólio com refletores para Drones”
Autores: Letícia Bernardes; Hugo Filgueiras; Eduardo Saia; Arismar Cerqueira S. Jr.

Esta foi a primeira edição a ter uma categoria voltada a alunos de graduação, destinada a apresentação de artigos de Iniciação Científica. O Inatel recebeu diversas inscrições e 32 artigos foram aceitos para publicação. A categoria também foi inserida na premiação.

MOMAG Ganhadores 2

Melhor Pôster

“Análise e otimização de um oscilador linear através do método de circuito magnético equivalente”

Autores: Aleandro de Espindola; Tiago Staudt; Thiago Hideki Akinaga; Nelson Jhoe Batistela; Nelson Sadowski; Carlos A. C. Wengerkievicz

MOMAG Ganhadores 3Melhor Paper Antenas/RF/Wireless
“ Sistema de Radar com Processamento Fotônico Baseado em Antenas Cassegrain com Banda Dupla”
Autores: Tiago Brandão; Hugo Filgueira; Andreia Aparecida Castro Alves; Suzanne Melo; Filippo Scotti; Antonella Bogoni; Arismar Cerqueira S. Jr.

MOMAG Ganhadores 4Melhor Paper Óptica/Óptico-wireless
“Impacto da Largura de Pulso na Sensibilidade e no Alcance de Senso e no Alcance de Sensor Distribuído de Temperatura à Fibra Óptica Baseado em Espalhamento Raman.”
Autores: Marianne Silva; Henrique Patriota Alves; Jehan Nascimento; Joaquim F. Martins-Filho

MOMAG Ganhadores 5Melhor Paper Magnetismo
“Superfícies Seletivas de Frequência Inteligentes Baseadas em Grafeno”
Autores: Rodrigo Paiva; Rodrigo M. S. de Oliveira; Manoel Elias Filho; Nilton Rodrigues

Clique para conferir as fotos do evento.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800