Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Projetos científicos do Inatel são apresentados em congressos de Engenharia Biomédica

43672030 1516756608426852 9169377726644092928 o

Além dos conteúdos aplicados em sala de aula, os alunos do Inatel também participam ativamente das ações e de eventos que possuem apelo da área de atuação da graduação. Entre as ações educacionais que a Instituição realiza é a pesquisa e a inovação. A participação em congressos com a apresentação de projetos científicos é ativamente realizada. Recentemente o Inatel esteve presente no XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica – CBEB, realizado em Búzios no Rio de Janeiro entre os dias 21 a 25 de outubro. Alunos, professores e especialistas apresentaram sete trabalhos científicos durante a realização do evento.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica - SBEB, o congresso é organizado por pesquisadores e recebe colaboração de toda a comunidade científica ligada à área de Engenharia Biomédica no país.

Os projetos apresentados pelo Inatel foram:
Exoesqueleto do Membro Superior Através de Músculos Pneumaticos - “Upper Limb Exoskeleton Through Pneumatyic Muscles” – apresentado por Larissa Guimares Verissimo, Elton Silva de Morais, Raphael Sander de Souza Pereira, Rani Alves, Filipe Loyola Lopes.

Cadeira de rodas elétrica – “Structural Analyis With Finite Element Method of a Child Eletric WhellChair Built With PVC and arduino” – apresentado por Filipe Loyola Lopes, Henrique Alves Amorim, Maria Elizete Kunkel.

Motores em mãos robotizadas feitas por manufatura aditiva – “Performance of Tow types of motors in robotic hands made by additive manufacturing” – Ana Beatriz Simões Fontana, Mariana Sêda Cunha, Roberto Luiz Assad Pinheiro, Elisa Rennó Carneiro e Rani de Souza Alves.

Guia Ótico Integrado - Integrated Optical Guide – Lívia Oliveira Batista, Saulo José Moreira, Marcelo Okamura, Marcelo Santoni Lima, Filipe Bueno Vilela e Rani Alves.

Jogos que usam o apoio ajustável do membro superior para a reabilitação – “Serious Games Using Upper Limb Adjustable Support for Rehabilitation” – Daniel marcos Tuissi, Hagata Ribeiro Veridiano, Matheus Resende Bernardes, Elisa Rennó Carneiro Déster, Fabiano Valias de Carvalho e Rani Alves.

Síntese de Nanopartículas Magnéticas e Separação de Impurezas – “Sybthesis of Magnectic Nanoparticles and Separation of Impurities” – Monalisa Conceição Silva, Elisa Rennó Carneiro Déster e Francisco Eduardo de Carvalho Costa.

Jogo Interativo para Reabilitação das mãos
Three Move:– Daiane Covelo Silva, Ensley Fortunato Moreira Ribeiro, Jonathan Brendon Eugênio, Bruno de Oliveira Monteiro, Elisa Rennó Carneiro Déster e Rani Alves.

1º lugar

44759284 1516756695093510 5405127887164538880 o

Durante o congresso os alunos do Inatel trouxeram para Santa Rita do Sapucaí o troféu de 1º lugar no Desafio Temático na Engenharia Biomédica. A equipe formada por alunos do Inatel foi a campeã. O grupo tinha como objetivo controlar um braço robótico por meio de sinais de mecanomiografia e da eletromiografia. “O desafio foi interessante e não foi simples e fácil, pois envolvia precisão. Além da pressão do tempo e das outras equipes participantes que estavam muito preparadas, foi uma conquista muito importante para todos. Chegamos aqui muito diferentes de como saímos, aprendemos muito com este desafio. Foi gratificante vencer a primeira edição deste desafio”, comentou o aluno de Engenharia de Controle e Automação do Inatel, Roberto Luiz Assad Pinheiro. Além de Roberto, participaram os alunos, Paulo Isaia, Ingrid Alves, Matheus Magalhães e Beatriz Fontana.

Tecnologia assistiva
A participação em congressos da área de engenharia biomédica é frequente. Uma equipe do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva - CDTTA participou no mês de setembro do II Congresso Brasileiro de Tecnologia Assistiva, realizado em Bauru/SP. Na ocasião, um dos trabalhos do CDTTA foi apresentado. O público presente no congresso pode conhecer um sistema de eletromiografia para controle de comunicação alternativa. O projeto é direcionado para pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica.

assistiva

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800