Inatel recebe equipamentos exclusivos no país para testes com 5G

Inatel TreinamentoRhodeSchwarzWOCA agosto2019 50

Um conjunto de equipamentos únicos no país foram cedidos para pesquisas em 5G no Inatel, em uma parceria entre o Laboratório Woca, o Instituto de Pesquisas Venturus e a empresa alemã, Rhode Schwarz. O Analisador de Cobertura 5G vai permitir estudos ainda mais precisos da nova tecnologia. O intuito da união é promover o compartilhamento de informações, gerar publicações científicas, além aproximar o Inatel, visto como um provedor de pesquisadores e até mesmo de futuros colaboradores para a companhia alemã, que já conta com ex-alunos em seu quadro de profissionais.

O Professor do Inatel, Arismar Cerqueira, afirma que os equipamentos são o estado-da-arte em 5G. “Para o desenvolvimento das pesquisas, o Inatel tem utilizado equipamentos parecidos, porém não tínhamos o software para testar o sinal 5G. E a solução fornecida pela parceria chega completa. E por operar em uma faixa de frequência muito alta, que vai além do 5G, eventualmente poderemos já iniciar a pesquisa em 6G” destaca o Coordenador do Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access).

Esses equipamentos aliados ao que foi desenvolvido pelo Inatel com as pesquisas para o 5G, criam uma infraestrutura nacional única que tem por objetivo oferecer mais resultados para a implantação do sistema em todo o país. Para tanto, dos dias 12 a 14 de agosto, profissionais dos Laboratórios WOCA, ICT e CRR do Instituto se reuniram para treinamentos com os especialistas da Rhode Schwarz para utilização dos dispositivos de ponta.

Para Marcelo Abreu, do Instituto Venturus, essa é uma oportunidade de aproximação entre dois importantes institutos do país. “Eu vejo a possibilidade de desenvolvimento inclusive de soluções para produtos finais, para geração de patentes e resultados para a nação, com mais empregos e crescimento. O 5G pode alavancar muitas soluções e negócios, é o que esperamos”.

Já José Reis, Gerente de Contas da empresa Rhode Schwarz, conta que as expectativas iniciais são publicações técnicas dos resultados de pesquisas em conjunto, onde serão mencionados os três parceiros. “Comercialmente é essencial demonstrar essa solução de última geração, porque os pesquisadores do Inatel serão os futuros tomadores de decisão, tanto na pesquisa quanto em empresas. As três pontas ganham em visibilidade, credibilidade e precisão dos equipamentos para os estudos e troca de dados, como resultado final ambos esperam contribuir para o desenvolvimento da tecnologia no país”.

Todas as pesquisas no Inatel envolvem alunos de todos os níveis, da graduação ao doutorado, colocando os estudantes em contato com o que há de mais atual no mercado e oferecendo a oportunidade de participarem da produção de tecnologias inovadoras, ainda inexistentes, que transformarão a sociedade.

5G em tempo real para nossos alunos
Durante a Semana das Telecomunicações, na terça-feira, 20, foi realizado um Show Case com equipamentos Rhode Schwarz, antenas desenvolvidas no Woca e as arquiteturas de 5G criadas no Inatel, em que os alunos terão a possibilidade de presenciar uma navegação na internet 1000 vezes mais rápida do que a 4G atual. 

Acesse a Galeria de Fotos clicando na imagem abaixo! 

Equipamentos exclusivos para testes com 5G

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br