Pesquisas em 5G do Inatel são apresentadas em workshop em Brasília

workshop5G brasiliaAs pesquisas do Inatel para a 5ª geração de comunicação móvel serão apresentadas no Workshop 5G no Brasil, que será realizado no Distrito Federal, no dia 5 de novembro. O coordenador de pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel, Luciano Leonel Mendes, irá moderar dois painéis do evento e também apresentará os estudos e aplicações já desenvolvidos pela instituição.

O evento reunirá representantes do governo, das empresas do setor de telecomunicações, pesquisadores e especialistas, que debaterão sobre a regulamentação, mercado e aplicações tecnológicas da 5ª geração de comunicação móvel.

A expectativa que o 5G comece a ser implantado a partir de 2020 e, no painel sobre a preparação da infraestrutura para essa implantação, o pesquisador do Inatel irá apresentar a possibilidade do uso de satélites como backhaul para redes 5G, citando algumas vantagens dessa abordagem e benefícios para as áreas que não têm infraestrutura terrestre.

Os resultados já obtidos nas pesquisas realizadas pelo Inatel, em especial para as áreas rurais e remotas, serão apresentados no painel de aplicações e cases do Brasil. As soluções desenvolvidas pelo Instituto estão em teste em uma escola da zona rural de Santa Rita do Sapucaí e em uma horta inteligente, que pode ser controlada por meio de um aplicativo de celular e mostra dados relacionados à umidade do solo.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site http://www.networkeventos.com.br.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br