WOCA apresenta papers na Conferência Internacional de Microondas e Optoeletrônica

Inatel IMOC novembro2019 horizontalPor meio do Laboratório Wireless and Optical Convergent Access - WOCA do Inatel, quatro artigos científicos foram apresentados na 18ª edição da Conferência Internacional de Microondas e Optoeletrônica (IMOC). O evento realizado de 10 a 14 de novembro na cidade de Aveiro em Portugal abordou pesquisas de ponta em áreas estabelecidas relacionadas ao uso de rádio/microondas e fotônica/óptica, bem como sua adoção em apoio a uma ampla variedade de novos serviços.

O professor Dr. Arismar Cerqueira Sodré Junior, coordenador do laboratório WOCA apresentou três pesquisas durante o evento. Entre os artigos apresentados o da aluna de doutorado Andréia Aparecida de Castro Alves abordou um arranjo de antenas configurável para a rede 5G. “O arranjo opera em ondas milimétricas e a reconfiguração é realizada por meio de uma rede de metamateriais”, comentou Andreia. A aluna é destaque entre os papers apresentados, já que ganhou um prêmio da Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica (SBMO) e teve a participação garantida no evento.

“A sociedade SBMO ofereceu neste ano as passagens aéreas e o incentivo na participação dos alunos no IMOC 2019. O concurso tinha entre os requisitos de avaliação o trabalho, currículo do aluno e do orientador. Somente três alunos do Brasil ganharam. Foi uma excelente oportunidade para me atualizar nas pesquisas do Brasil e do mundo e adicionalmente receber inspiração para novas pesquisas”, comentou a aluna. O paper apresentado por ela tem como orientador o professor Danilo Spadoti da Unifei e pelo coorientador, professor Arismar do Inatel.

Um quinto paper também foi apresentado, o do Professor do Inatel Samuel Baraldi Mafra, com o título de “Impact of Self Equalization in a Spectral Efficiency Analysis in Massive – MIMO”.

Inatel IMOC novembro2019 2

Confira os papers apresentados pelo Woca:
“Dual-band Parabolic Antenna for High Capacity Backhauls and Fronthauls”
“Photonics-assisted Amplification for Baseband-over-Fiber Links”
“CRLH-based Reconfigurable Antenna Array for Handheld Devices”
“Contribution for the Coexistence Analysis between 5G and 4G in the sub1GHz Band”

A conferência
A Conferência Internacional de Microondas e Optoeletrônica foi iniciada em 1985, a cada dois anos, com o objetivo de trocar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos. Atualmente, é um evento patrocinado pela Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica (SBMO) e pela Sociedade de Técnicas e Teoria de Microondas IEEE (MTT-S). Os participantes são incentivados a enviar um artigo de 3 páginas para apresentação, com o objetivo de compartilhar conhecimento, promover colaborações e promover parcerias entre os participantes da academia e da indústria.

25f8ea75 e180 46b0 be0a dbeb81ae0d42

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br