Vice-presidente da República conhece pesquisas e inovações no campus do Inatel

Inatel Visita Vice Presidente novembro2019 59O vice-presidente da República, Antonio Hamilton Martins Mourão, esteve no Inatel nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, onde conheceu as iniciativas acadêmicas, pesquisas e inovações desenvolvidas pelo Instituto e proferiu uma palestra sobre os desafios do Brasil. Mourão veio a convite do Diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, e vice-diretor, Guilherme Marcondes, quando estiveram no Planalto, em junho.

No campus do Instituto, o vice-presidente foi recebido pelos diretores e pró-diretores do Inatel, o presidente da fundação mantenedora Finatel, professor José Geraldo de Souza, o secretário de governo de Minas Gerais, Olavo Bilac Pinto Neto, o vice-governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Eduardo Rocha Brant, além de uma comitiva de militares e assessores.

inatel visita mourao 5GAcompanhado pelo diretor do Inatel e comitiva, o vice-presidente conheceu o campus do Instituto, as salas de aulas para aplicações de metodologias ativas e laboratórios de ensino, pesquisa e desenvolvimento. Em cada ambiente, professores, pesquisadores, especialistas e alunos apresentaram as soluções desenvolvidas em áreas estratégicas para a inovação tecnológica, como a Internet das Coisas, segurança cibernética, inteligência artificial e 5G. Foram visitados o Laboratório de Robótica e Inteligência Artificial, onde Mourão conheceu os robôs desenvolvidos pelos alunos que vão representar o Brasil no Mundial de Robótica no Japão, em dezembro; o Laboratório Cyber Secutiry e IoT, o ICT Lab (Information Communication Technology Laboratory), o IoT Research Group, o Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access), que realiza pesquisas na área de Comunicações Ópticas e Sem Fio, inclusive para o Exército Brasileiro; o Centro de Referência em Radiocomunicações que concentra as pesquisas para a 5ª geração de comunicações móveis, o Laboratório de Desenvolvimento, APPs e Games CDG HUB, o Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias Assistivas (CDTTA) e o Hospital Lab, que simula um ambiente hospitalar. Clique para conferir as fotos da visita.

No caso do 5G, o Inatel participa das pesquisas mundiais que vão definir o novo padrão de comunicação móvel, com foco na conexão de regiões remotas. Os pesquisadores do CRR apresentaram ao vice-presidente as soluções desenvolvidas com tecnologia nacional e Mourão pôde experimentar, por exemplo, uma ligação telefônica em redes de alta velocidade.

O vice-presidente também conheceu os projetos desenvolvidos em parceria com empresas nacionais e multinacionais por meio do Inatel Competence Center, como a Embraer, Qualcomm, Ericsson, Huawei, entre outras, com apoio da EMBRAPII. Pela Ericsson, participaram das apresentações a Mourão, a vice-presidente de Marketing, Comunicação e Relações com o Governo, Georgia Sbrana dos Santos, o diretor de Inovação, Edvaldo dos Santos, e o gerente de inovação, Karam Takieddine. A comitiva passou ainda pelo Centro de Desenvolvimento de Competência e Inovação (CIDC) da Huawei, que reúne especialistas no desenvolvimento de competências e soluções de redes de comunicação móvel para operadoras, com a presença do CEO da Huawei no Brasil, Yao Wei e o Vice-Presidente de Serviços, Huang Yi Bing, além de diretores da multinacional no Brasil.

Cerimônia e palestra
Inatel Visita Vice Presidente novembro2019 190Após a visita ao campus, foi iniciada a cerimônia no Teatro Inatel, que contou com a presença de mais de 700 pessoas. O diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, falou sobre a grande importância desse momento para a instituição. “É o reconhecimento do trabalho construído a cada dia com muito empenho por todos nós que nos dedicamos ao Inatel e ao Vale da Eletrônica”. Nazareth destacou importantes projetos já desenvolvidos ao longo da história com o apoio do governo federal, como a TV Digital e as pesquisas em 5G, que posicionam o país como um dos poucos desenvolvedores desta tecnologia. “O Inatel trabalha de forma integrada com as empresas do setor para garantir a presença do Brasil no cenário mundial de tecnologia. Muito ainda está por vir. Para estes desafios, caro vice-presidente, o senhor pode contar conosco para oferecer ao Brasil soluções inovadoras”.

O vice-presidente Antonio Hamilton Mourão fez uma palestra de quase uma hora, onde falou dos desafios da Nação e as ações do governo. Mourão destacou a importância da economia do conhecimento, que é a associação do capital, com a tecnologia e de pessoas que saibam utilizar essa tecnologia, citando o Inatel como um exemplo. “Aqui é uma das vanguardas existentes em nosso país. Em cada um dos laboratórios que eu passei aqui hoje, o que eu vi é uma rapaziada trabalhando com a máquina, procurando vencer a máquina e inovar a máquina o tempo todo. Isso é a economia do conhecimento. Essa é a pressão que existe hoje no mundo, porque nós teremos que estar numa constante inovação. E aí está a tríplice hélice. Aqui nós temos, dentro do Inatel, essa integração da empresa com a universidade, como gerador do conhecimento e o governo tem que fazer o seu papel como indutor e facilitador. Esse é o grande papel do governo nesse momento”, afirmou o vice-presidente.

Após a palestra, foi descerrada uma placa em homenagem à visita do vice-presidente.

As fotos da palestra podem ser conferidas no Flickr do Inatel.

video mouraoConfira a entrevista do vice-presidente da República, Antonio Hamilton Martins Mourão.

 

 

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br