Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel é responsável pelo 1º projeto do PPI em IoT e Manufatura 4.0 da EMBRAPII

inatel ppi iot embrapiiO Inatel foi responsável por viabilizar o primeiro projeto do programa prioritário (PPI) em IoT e Manufatura 4.0, coordenado pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). O projeto visa a criação de um gateway para aplicação residencial e será conduzido pela Pixel TI, empresa de soluções sem fio do Vale da Eletrônica, e pela Thales Group, empresa francesa que comercializa soluções de conectividade para o setor industrial.

Além de apoiar com o aporte financeiro, como Unidade EMBRAPII, o Instituto também vai participar no desenvolvimento desse gateway, contribuindo com o hardware do equipamento, que será de propriedade intelectual do Inatel. Para Sandro Azevedo, gerente de Negócios do Inatel, a parceria com a Pixel TI e a Thales Group entregará ao mercado um produto indispensável para as residências nos próximos anos e isso só seria possível com o apoio técnico do Inatel e financeiro da EMBRAPII.

O gateway servirá para conectar diversos dispositivos voltados para automação residencial fabricados pela Pixel TI como sensores de umidade, temperatura e luminosidade, fechadura eletrônica, controle para abertura de portas e janelas, entre outros. A Thales Group contribuirá com a tecnologia NB – IoT (Narrowband IoT), para conectar o gateway à nuvem e permitir o controle dos dispositivos.

Para Claudio Ribeiro, diretor da Pixel TI, a parceria foi fundamental para criação de um gateway com maior capacidade e confiabilidade. “Juntar esforços para o desenvolvimento deste produto é a única forma para atingirmos o mercado com rapidez e alcançarmos o “Time to Market”. As soluções IoT estão entre as mais esperadas pelo mercado e com este desenvolvimento temos certeza que iremos apresentar um equipamento no estado da arte, colocando nossas empresas no patamar de tecnologia e inovação dos principais “players” mundiais”, declara.

PPI IoT/Manufatura 4.0

inatel industria4 1O PPI é um mecanismo adicional para as empresas habilitadas pela Lei de Informática cumprirem com os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). No primeiro ano, foram capitados R$ 8 milhões para serão revertidos integralmente para projetos de PD&I pela EMBRAPII. O diretor de Planejamento e Gestão da EMBRAPII, José Luis Gordon, destaca que uso de tecnologias digitais é decisivo para o desenvolvimento econômico do país.

“A corrida por novas tecnologias está cada vez mais disputada e o mercado tem demandando por produtos e processos mais modernos. A indústria nacional conta com a EMBRAPII para acompanhar as tendências e aumentar a sua competitividade. Nossas Unidades têm equipes qualificadas e podem ajudar muito as empresas a superarem os desafios tecnológicos que estão aparecendo com uso de soluções de IOT, big data, Inteligência artificial e manufatura 4.0”, declara o diretor.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800