Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel desenvolve cabine de desinfecção para segurança de profissionais da saúde

Inatel CabineDesinfecção 25Set20 2As equipes do e-Health Innovation Center e do FabLab do Inatel, desenvolveram em parceria com o Hospital Antônio Moreira da Costa, de Santa Rita do Sapucaí, uma cabine de desinfecção interna, para higienizar as vestimentas dos médicos, enfermeiros e outros trabalhadores que transitam nas áreas de tratamento dos pacientes com Covid-19. Com o objetivo de proteger a equipe, o atual administrador do hospital, Marcos Vilela, procurou o Instituto e a Leucotroun doou os recursos para o estudo e a execução de um sistema que pulverizasse produtos para a descontaminação dos trajes de segurança dos profissionais.
Raphael Cardoso à frente e profissionais do Hospital na entrega da cabine de desinfecção

A demanda surgiu com o risco dos médicos se infectarem ao retirarem as roupas que estiveram em contato com o ambiente infectado. E após a verificação do alto custo das cabines comerciais disponíveis no mercado, o Hospital buscou a ajuda do Inatel e a Leucotron viabilizou a compra dos insumos necessários para a montagem. Foram dois meses de trabalhos conjuntos entre o Engenheiro do Hospital, pós-graduado em Engenharia Clínica e Engenharia Biomédica pelo Inatel, Marcelo Nícolas Nascimento e as equipes do e-Health e do FabLab. “O estudo começou com a pesquisa sobre os desafios e benefícios, afinal nem todo produto usado para desinfecção é registrado pela Anvisa para ter contato com a pele humana. Começamos os testes de qual seria a melhor engenharia e o e-Health ficou responsável pela parte elétrica e eletrônica do projeto” afirma o Coordenador do e-Health, Filipe Bueno.

InatelCabineDesinfecção Capa"Procuramos o Inatel algum tempo depois do começo da pandemia, após ter visto uma matéria sobre cabines de desinfecção. Entrei em contato com o Diretor Carlos Nazareth e logo o Instituto iniciou o desenvolvimento do projeto. A Leucotron se prontificou a fornecer os materiais necessários e essa cabine vai ser muito útil, sem dúvida, e muito importante para o hospital" enfatiza Marcos Vilela, diretor da Leucotron e administrador do hospital.

Da esquerda para direita: Filipe Bueno (e-Health), Raphael Cardoso e Flávio Miranda (FabLab), Rafael Leme (e-Health) e Brendo Chagas (FabLab)

Para viabilizar e tornar o custo do projeto acessível, toda a estrutura foi montada com tubos de PVC e concreto armado. O equipamento é acionado assim que o dispenser libera o álcool em gel para higienizar as mãos e começa a borrifar o produto químico, que faz a desinfecção do uniforme. “A cabine é uma resposta imediata aos riscos que o médico que atua no Hospital Municipal pode ter. O FabLab executou toda a prototipagem e o fez o acompanhamento da implantação da cabine, diretamente com o Engenheiro do Hospital” ressalta o Coordenador do FabLab do Inatel, Raphael Cardoso Pereira

O aluno de Engenharia Biomédica do Inatel, responsável pelo projeto de automação do dispositivo, Rafael Leme dos Reis, conta que o projeto exigiu muita dedicação para superar os desafios que foram surgindo com a evolução da cabine. “A princípio o projeto funcionaria fora do hospital, em sistema outdoor, mas foi avaliado que o resultado seria melhor se a cabine ficasse próxima à UTI, em espaço muito limitado, o que exigiu uma reestruturação. Foi um projeto muito empolgante, com uma conexão constante entre o Engenheiro do Hospital, a equipe do e-Health e do FabLab para solucionarmos todos os problemas e felizmente conseguimos terminar com êxito.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Política de Privacidade