Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Pesquisadores do Inatel e da Universidade da Flórida inovam antena para telecomunicações

inatel momag segunda feira agosto 2018 169Prof. Raj Mittra da University of Central Florida, durante o evento MOMAG 2018, realizado no Inatel

A pesquisa de Mestrado do engenheiro graduado no Inatel, Evandro Vilas Boas, orientada pelo Prof. Dr. Arismar Cerqueira, despertou o interesse de um dos grandes nomes mundiais do estudo em antenas, o Prof. Raj Mittra, da Universidade do Estado da Flórida, EUA. A parceria internacional resultou na publicação de um artigo científico em uma das mais influentes revistas acadêmicas do segmento com repercussão global, o IEEE Antennas and Wireless Propagation Letters. A publicação apresentou o arranjo de antena em guia de onda fendido, que oferece aumento na velocidade de internet para o usuário final. 

O relacionamento com o renomado pesquisador começou durante o MOMAG 2018, evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e pela Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMag), que foi sediado pelo Inatel, em Santa Rita do Sapucaí. O importante Congresso envolveu pesquisadores e palestrantes de diversas partes do mundo, inclusive o Professor Mittra, e desde então, as pesquisas avançaram em conjunto.

“Nesse artigo científico, em parceria com o Prof. Mittra, reportamos o desenvolvimento de uma nova antena a ser utilizada nas centrais telefônicas das operadoras, que tem altíssimo ganho e uma capacidade compatível com a demanda de 5G. Essa antena opera em uma faixa de frequência muito alta, chamada ondas milimétricas, e vai permitir comunicações da ordem de Gb/s para o usuário” ressalta o Prof. Dr. Arismar Cerqueira, orientador da pesquisa de Mestrado. 

O ex-aluno de Engenharia de Telecomunicações e do Mestrado, Evandro Vilas Boas, conta que a estrutura da antena foi fabricada em Santa Rita do Sapucaí e medida nas dependências do Inatel, utilizando os equipamentos disponíveis no Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access). O arranjo, projetado para operar em ondas milimétricas, obteve ganho medido de 27,7 dBi em 26,5 GHz, típico de uma antena parabólica, conseguido devido a estrutura compacta e leve utilizada no projeto. 

 O pesquisador do Instituto acrescenta ainda que a experiência foi única para sua carreira. “Tive a oportunidade de me relacionar com um profissional altamente gabaritado da área de eletromagnetismo e contar com sua visão e aprovação sobre o meu trabalho de Mestrado, o que assegurou que realmente era um trabalho de relevância. Essa é uma das vantagens que o Mestrado e agora também o Doutorado do Inatel nos oferecem, a capacidade de construir essas conexões, com grupos de pesquisa e pesquisadores internacionais, o que soma muito para a carreira do aluno, assim como aconteceu comigo” enfatiza o engenheiro.

O Laboratório WOCA desenvolve pesquisas em 5G desde 2013, e já iniciou as pesquisas para a sexta geração de comunicações móveis, o 6G. De 2013 a 2020, foram desenvolvidas diversas antenas e arranjos de antenas para o 5G, com o objetivo de aumentar a velocidade do usuário, ou seja, melhorar a eficiência da internet. Além disso, no Laboratório WOCA também realizam-se pesquisas em comunicações ópticas com a conhecida fibra óptica. 

“Desde alunos de graduação, de Engenharia de Telecomunicações, até mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, têm a oportunidade de fazer pesquisas em alto nível em 5G e 6G e, ainda, de estar em contato com profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Professor Raj Mittra, que é considerado um dos Papas das antenas no mundo” lembra o Coordenador do Laboratório WOCA, Prof. Arismar Cerqueira. O professor norte-americano já formou mais de 100 PhDs na área de antenas, publicou mais de mil papers e dezenas de livros.    

Arismar Raj Mittra2FOTO DE 2018 | À Direita Prof. Arismar Cerqueira e Prof. Raj Mittra 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200