Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Jogos desenvolvidos por alunos são apresentados no SBGames 2020

inatel sbgames InglesARDois projetos de Iniciação Científica, desenvolvidos por alunos do curso de Engenharia de Computação da instituição, foram apresentados no maior congresso sobre jogos e entretenimento digital da América Latina, o SBGames 2020. Organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, o evento foi realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, de forma virtual.

Os trabalhos foram apresentados pelo professor Renzo Mesquita, que ressaltou a alta qualidade dos artigos. “Eles foram muito elogiados no congresso, uma vez que trazem características inovadoras”, comentou.

inatel CompVRUm dos projetos foi o “CompVR – A Proposal of a Ludic Virtual Reality Game for Practicing Computing Concepts”, um jogo em realidade virtual para prática de conhecimentos de computação em um ambiente imersivo, que tem como objetivo potencializar os resultados de aprendizado e prática. O jogo foi desenvolvido pelos alunos Vinícius Mussio Aires e João Pedro Giacometti.

Segundo Vinícius, a ideia para o jogo surgiu há cerca de um ano após a dupla pesquisar trabalhos que envolviam os conceitos de computação ligados a realidade virtual. “Percebemos que não haviam muitos trabalhos com essa temática e então revolvemos abordar e desenvolver esse assunto”, explicou.

inatel inglesARO outro projeto foi o “InglesAR – A Collaborative Augmented Reality Game for English Practicing”, um jogo para prática da língua inglesa que utiliza Realidade Aumentada, desenvolvido pelos alunos Gabriel de Souza Daniel e Mariana Helena Inês Moreira.

O jogo tem o diferencial de ser colaborativo, ou seja, os próprios jogadores podem adicionar novas elementos, aumentando o seu vocabulário. De acordo com Gabriel, a ideia é tornar a prática da língua inglesa mais lúdica e imersiva.

Os dois trabalhos foram orientados pelo professor Renzo Mesquita e estão disponíveis nos Anais do SB Games.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Política de Privacidade