Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Pesquisadores do WOCA premiados em Conferência Internacional de Óptica e Fotônica

Inatel Equipe WOCAEquipe do Laboratório WOCA, onde atuam os pesquisadores premiados no SBFoton 2021

 
Durante a Conferência Internacional de Óptica e Fotônica - SBFoton (IOPC) 2021, realizada entre os dias 31 de maio e 2 de junho, um trabalho apresentado por três pesquisadores do Inatel alcançou a terceira colocação entre 48 inscritos, pela relevância do tema para o evento. O congresso da Sociedade Brasileira de Fotônica, recebeu apoio da renomada organização IEEE e incluiu sessões plenárias e técnicas, visitas virtuais a laboratórios de fotônica e a competição de trabalhos para estudantes em que os especialistas do Inatel foram premiados.

O Student Paper Competition ofereceu aos alunos participantes do SBFoton 2021 uma premiação em dinheiro, além de uma importante certificação científica da Sociedade Internacional de Fotônica do IEEE. A partir do lema: "Keep on Shining" - um toque de esperança para o presente e o futuro, foram julgados os papers que mais contribuíam para o desenvolvimento do tema. E o artigo dos pesquisadores Celso Henrique de Souza Lopes, Eduardo Saia Lima e Luiz Augusto Melo Pereira, orientados pelo Prof. Dr. Arismar Cerqueira Sodré Júnior recebeu a premiação de US$500,00 (quinhentos dólares) além do reconhecimento internacional. 

Inatel WOCA SBFotonDa esquerda para direita: Celso Henrique de Souza Lopes, Luiz Augusto Melo Pereira e Eduardo Saia Lima 

Para o aluno de doutorado do Inatel, Celso Henrique de Souza Lopes, a participação nesses eventos internacionais intermediados pela Instituição acrescenta muito ao currículo acadêmico. "O Inatel proporciona, por meio da infraestrutura de seus laboratórios, a oportunidade de colocar em prática todo conhecimento adquirido em sala de aula e, de certa forma, fazer pesquisa e ter a experiência de participar em congressos nacionais ou internacionais o que é muito enriquecedor" pontua o doutorando.

O artigo premiado levou o título: Coexistência pacífica entre 5G NR e LTE-A em um fronthaul baseado em RoF. Os três pesquisadores atuam no WOCA do Inatel e realizam pesquisas nas áreas de comunicações ópticas e fotônica para 5G e 6G. Segundo o Coordenador do Laboratório, o Prof. Dr. Arismar Cerqueira, o artigo forneceu uma importante contribuição para a comunidade científica internacional envolvida na Conferência e a premiação, tanto em dinheiro, quanto científica, é um reconhecimento da qualidade do trabalho proposto por seus colaboradores-alunos, orientados por ele.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800