O Inatel acaba de firmar um acordo de cooperação científica com a Université du Québec à Trois-Rivières – UQTR, universidade localizada na província de Três Rios, no Canadá. A nova parceria é fruto da interação entre o professor do Inatel, Felipe Augusto Pereira de Figueiredo, e o professor da UQTR, Messaoud Ahmed Ouameur, que por desenvolverem pesquisas em áreas correlatas, iniciaram há alguns anos uma troca de conhecimentos na área de Comunicações sem fio.
Em declaração conjunta, os professores destacaram os benefícios para ambas as instituições: "A parceria entre o INATEL e a UQTR possibilitará o intercâmbio não apenas de estudantes talentosos de mestrado e doutorado, mas também terá como objetivo atividades de pesquisa para além do 5G. Especificamente, estamos nos concentrando atualmente em algumas tecnologias capacitadoras como superfícies inteligentes e aplicações de machine learning para comunicações sem fio 6G. Nosso objetivo é aumentar a visibilidade de ambas as instituições no cenário de pesquisas em 6G".
O intercâmbio de conhecimentos entre os pesquisadores das duas academias irá refletir no projeto Brasil 6G, desenvolvido por várias instituições de ensino e pesquisa do país, sob coordenação do Inatel e da Rede Nacional de Pesquisa – RNP. Neste projeto, alunos de Mestrado e Doutorado e professores da instituição tem a chance de contribuir com seus estudos.