Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel e governo de Minas inauguram centro de tecnologia para auxílio a deficientes

inatel-inauguracao-cdtta-ago-2012-3Diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques (ao esq. lado da placa) e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues (ao lado dir. da placa) inauguram o CDTTAO Inatel inaugurou no dia primeiro de agosto o Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA), o projeto é desenvolvido em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e funciona dentro do próprio campus do Instituto em Santa Rita do Sapucaí. O investimento do governo mineiro na implantação do CDTTA é de R$ 1,2 milhão.

Antes do descerramento da placa, que marca o início das atividades no Centro, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, agradeceu ao apoio do Inatel nas ações de desenvolvimento de tecnologias assistivas e frisou que a interação entre Instituto e Secretaria será cada dia maior. "Tenho certeza que este centro será referência nacional em pesquisa e desenvolvimento de projetos. Inauguramos hoje uma nova etapa na história dessa área em Minas Gerais", destacou.

O CDTTA faz parte de uma série de ações do programa Rede Mineira de Tecnologia Assistiva, do Governo de Minas, voltado para o atendimento dos deficientes físicos no estado. Além do Centro no Inatel, será implantado em Pará de Minas um centro de treinamento e capacitação de professores para atuarem nas APAES e escolas para deficientes e uma incubadora de tecnologias assistivas. Outras ações de apoio ao desenvolvimento e implantação dessas tecnologias serão realizadas em Diamantina e em outras instituições de ensino do estado.

Cerimônia

A cerimônia de inauguração do CDTTA ocorreu junto com o evento de abertura da Feira Industrial do Vale da Eletrônica – Fivel 2012 e contou com a presença de representantes do governo mineiro.

inatel-inauguracao-cdtta-ago-2012-2Bruno Medeiros, ex-aluno do Inatel e ex-paciente das pesquisas com o Elevador Ortostático agradeceu ao Instituto pelo tratamento dele e engajamento nas pesquisas em Tecnologia AssistivaDurante o evento, o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, disse que a criação do CDTTA permite que o Instituto intensifique as ações de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias assistivas com auxílio do curso de Engenharia Biomédica e dos demais cursos do Inatel. "A partir deste momento, intensificaremos a ação da engenharia e da tecnologia a favor da saúde do homem e traremos resultados que serão medidos, muitas vezes, apenas por um 'obrigado', por um sorriso e pela satisfação de tornar o impossível, possível, para vários cidadãos com deficiência", ressaltou.

Após fazer o pronunciamento, o diretor do Instituto convidou ao palco o ex-aluno Bruno Medeiros que possui lesão medular e participou por dois anos das pesquisas no Elevador Ortostático, tecnologia assistiva desenvolvida pelo Inatel. Com a ajuda do Elevador Ortostático, e posteriormente com o auxílio de um andador, Medeiros conseguiu recuperar alguns movimentos das pernas e atualmente consegue fazer as atividades do dia-a-dia e até mesmo dar alguns passos. "O meu agradecimento é para todos do Inatel que me permitiram viver meu sonho que era ficar de pé novamente", disse Bruno durante a cerimônia e foi aplaudido de pé por todos os presentes.

Novas Tecnologias

Com a criação do CDTTA, diversos projetos em fase de pesquisa do Inatel poderão ser concluídos e transferidos para a produção e implantação em unidades de saúde de todo o país.

inatel-inauguracao-cdtta-ago-2012-4Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, conhece o Elevador Ortostático Dinâmico, desenvolvido pelo Inatel e que integra as pesquisas do CDTTAÉ o caso do Elevador Ortostático Dinâmico, que fará parte do CDTTA, e é desenvolvido pelo Instituto há cerca de dois anos. O dispositivo propõe um novo tratamento para pessoas com lesão na medula (tetraplégicas e paraplégicas). Por meio da reeducação de marcha e musculação para membros superiores e inferiores os pacientes adquirem independência para atividades rotineiras como tomar banho e fazer a transição da cadeira de rodas para outros locais.

Além do elevador, o Centro desenvolve também a cadeira de rodas micro controlada com "joystick" que além do custo reduzido, tem comando de voz, um design mais confortável e maior potência, o que lhe permite percorrer longas distâncias com baixo consumo de energia.

O telefone móvel emergencial para pessoas com deficiência auditiva é outra inovação que o CDTTA desenvolve. Por meio de um aplicativo que poderá ser baixado no aparelho de celular comum, o surdo terá condições de comunicar-se com setores de emergência como polícia, bombeiros e sistemas de saúde.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800