Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Equipamento em desenvolvimento no CDTTA irá medir a força dos membros inferiores de paraplégicos e tetraplégicos

O projeto dará suporte às pesquisas com o Elevador Ortostático Dinâmico, aparelho que auxilia na reeducação da marcha em pessoas nesta situação


Sistema de MensuraçãoAs estudantes Eugênia e Tassiany são as responsáveis pelo desenvolvimento do SistemaMais um projeto do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA) irá ajudar as pessoas que sofreram lesão na medula e ficaram paraplégicas ou tetraplégicas. O Sistema de Mensuração da Força Corporal Aplicada aos Membros Inferiores vai auxiliar nas pesquisas com o Elevador Ortostático Dinâmico, aparelho também desenvolvido no Centro, capaz de suspender o paciente lesionado e colocá-lo na posição ortostática (em pé) para que seja possível realizar o treinamento de recuperação da marcha. A intenção é medir o peso que o paciente está descarregando nas pernas, desconsiderando o peso que está sendo sustentando pelo aparelho.

O projeto é composto por uma célula de carga, que consiste em um sistema eletromecânico que transforma a deformação sofrida em um valor correspondente em tensão. Este valor será coletado e processado pelo Sistema, que indicará um valor proporcional em quilogramas. Os resultados obtidos serão armazenados semanalmente, para comparação posterior. Com isto, será possível gerar gráficos individuais, registrando a evolução de cada paciente durante o treinamento.

As bolsistas envolvidas na pesquisa são as estudantes Eugênia Lopes e Tassiany Albergaria, alunas do 5º período do curso de graduação em Engenharia Biomédica do Inatel. Segundo elas, a idéia de desenvolver o Sistema surgiu da necessidade de mensurar precisamente o peso corporal que os pacientes descarregam sobre os membros inferiores. "Até então, não havia nenhum equipamento com essa aplicação no Centro e a coleta desse dado é fundamental para comprovar os resultados do treinamento com o Elevador", revelam as alunas.

Célula de cargaCélula de carga utilizada no projetoDe acordo com a fisioterapeuta Claudia Garcez, que conduz as pesquisas com o Elevador Ortostático Dinâmico, o sistema que está sendo criado pelas estudantes permitirá o registro e o acompanhamento constante do ganho de força muscular possibilitado pelo treinamento, que diferente dos métodos convencionais, incentiva a marcha ativa em solo, ou seja, a movimentação das pernas sem a intervenção de esteiras, porém, é claro, com o auxílio de um profissional.

A pesquisa para o desenvolvimento do Sistema de Mensuração da Força Corporal Aplicada aos Membros Inferiores é orientada pelo professor do Inatel e coordenador do CDTTA, Fabiano Valias de Carvalho, e pela fisioterapeuta e pesquisadora do CDTTA, Claudia Garcez. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800