Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Alunos do Inatel ficam em terceiro lugar em prêmio do Instituto 3M

inatel-premio-3m-mar-2013-2O projeto "Kit de Motorização para cadeiras de rodas" foi um dos finalistas dentre 150 trabalhos inscritos envolvendo mais de 75 instituições de ensino superior de todo o país

Os alunos do curso de graduação em Engenharia Biomédica do Inatel, Isabel Francine Mendes e Filipe Loyola Lopes, conquistaram o terceiro lugar no 5º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários. A premiação foi entregue no dia 20 de março, em cerimônia realizada no Centro Técnico para Clientes 3M, em Sumaré (SP).

O projeto proposto foi o "Kit de Motorização para cadeiras de rodas", cuja idéia é desenvolver um kit de baixo custo, composto por rodas, motor e bateria, que pode ser acoplado a uma cadeira de rodas comum fazendo com que ela se torne motorizada. O kit é um desdobramento do projeto de criação de uma cadeira de rodas motorizadas de baixo custo, desenvolvido no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA) – ambiente destinado a criação de soluções tecnológicas que facilitem a vida das pessoas com deficiência, fruto de uma parceria entre o Inatel e o Governo de Minas Gerais - onde os dois estudantes atuam como bolsistas.

Para o diretor do Inatel, professor Marcelo Marques, que esteve presente na cerimônia de premiação, o resultado expressa de forma muito clara a competência dos alunos, o importante trabalho de orientação dos professores e a excelência dos cursos da instituição. "Antes mesmo de formar a primeira turma, o curso de graduação em Engenharia Biomédica do Inatel já faz história e nos enche de orgulho ao conquistar um prêmio tão relevante", afirmou. Segundo o diretor, os trabalhos de iniciação científica e tecnológica iniciados nos laboratórios do Inatel continuarão a ser fortalecidos e em breve, surgirão outras surpresas como esta. "É muito gratificante ver nossos alunos contribuindo com tecnologias que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas e, também, a mudar a sociedade".

inatel-premio-3m-mar-2013Como premiação, os estudantes ganharam a oportunidade de participar de um workshop sobre Desenvolvimento de Projetos com profissionais da 3M do Brasil e uma filmadora de bolso HD com projetor integrado 3M. Os alunos também serão incentivados a cadastrar o projeto no Portal Catarse, onde poderão captar recursos para dar continuidade às pesquisas por meio de uma rede colaborativa.

"Além de comprovar a eficácia do projeto, o workshop nos incentivou a dar continuidade às pesquisas, pois nos deu noções de marketing, gestão de projetos e de como conseguir recursos. Estamos voltando cheios de motivação para continuar nosso trabalho", afirmaram os alunos.

Na avaliação do professor Fabiano Valias, coordenador do projeto, um prêmio oferecido por uma instituição conceituada como a 3M também atesta a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no CDTTA e serve de motivação para o surgimento de novas ideias. Para o professor José Maria da Silva Souza, orientador dos alunos, a premiação evidenciou a importância de se promover a independência às pessoas com deficiência, usando o conhecimento a serviço da vida.
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800