No mês de outubro o Guia do Estudante, a
mais renomada publicação vocacional, apre-
senta formalmente a classificação dos melho-
res cursos superiores de nosso país.
O curso de Engenharia de Telecomunica-
ções do Inatel, mais uma vez, é considerado
um dos melhores do Brasil conquistando a gra-
duação máxima, as 5 estrelas. Mas esta edição
do Guia do Estudante nos traz algo a mais, o
curso de Engenharia da Computação também
entra nesta classificação com grande desta-
que, conquistando 3 estrelas.
Este reconhecimento reafirma a posição do Inatel como uma institui-
ção de ensino superior líder na formação recursos humanos para o nosso
país. Da mesma forma, dá a real dimensão da excelência de nossas polí-
ticas institucionais e dos projetos pedagógicos de nossos cursos, linhas
condutoras do trabalho de muitos, professores e funcionários, que não se
intimidam perante os desafios, cada vez maiores, de receber jovens estu-
dantes e entregar competentes engenheiros e tecnólogos ao mercado de
trabalho.
São muitos os desafios que enfrentamos ao propor uma formação di-
ferenciada e de excelência aos nossos alunos. Uma sólida formação aca-
dêmica deve proporcionar ao futuro profissional um conjunto de ferra-
mentas intelectuais necessárias para a superação dos desafios técnicos e
científicos a que serão expostos, bem como ao desafio maior que é o de se
manter em permanente desenvolvimento. Da mesma forma, a formação
humanística e reflexiva, necessária a um profissional empreendedor, ino-
vador e responsável socialmente, deve ser buscada dando o real sentido e
contribuição social da engenharia e da tecnologia.
Temos conseguido vencer estes desafios, temos conseguido cumprir a
nossa missão. Contando com um grupo de professores e funcionários alta-
mente competentes e comprometidos, o Inatel desenvolve um conjunto
muito grande de projetos que visam fortalecer todos os seus programas
educacionais, científicos e extensionistas.
Não podemos deixar de citar a contribuição de nossos ex-alunos para
atingirmos tão alta classificação nestes cursos. A grande contribuição des-
tes, em muitas oportunidades liderando o processo de desenvolvimento
das empresas em que trabalham, bem como do desenvolvimento de nos-
so país, são mostras inequívocas de um projeto educacional de excelência.
Neste número de nosso jornal mostramos muito do que temos feito,
muito do que temos obtido com a determinação de toda a comunidade
do Inatel. Convido todos a uma boa leitura!
editorial
Expediente
CONSELHO EDITORIAL
Prof. Marcelo de
Oliveira Marques
Prof. Carlos Nazareth
Motta Marins
Prof. José Geraldo de
Souza
Ana Maria PedrozoViana
Mirella Silva da Silva
COLABORADOR
Renan Barbosa
Marina Aro
JORNALISTA RESPONSÁVEL
Claudia Porto
Mtb 30136
PROJETO GRÁFICO
Take Five Propaganda LTDA.
TIRAGEM
8000
exemplares
Instituto Nacional de
Telecomunicações
Avenida João de Camargo, 510
Santa Rita do Sapucaí - MG
Tel: (35) 3471 9200
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Informativo da Assessoria de Comunicação e Marketing do Inatel - Outubro de 2012
Muitas contribuições!
Iniciação
Científica
Carlos Ynoguti
Professor do Inatel e
coordenador da
Iniciação Científica
Até há algum tempo, um profissional se formava com todo o conhe-
cimento necessário para a sua vida profissional, desde o primeiro em-
prego até a aposentadoria. Entretanto, com o grande avanço tecnoló-
gico experimentado pelo mundo nas últimas décadas, isto já não é mais
possível: muitos dos alunos que ingressam nos cursos de engenharia e
tecnologia hoje vão entrar no mercado de trabalho para lidar com coi-
sas que sequer foram inventadas. E este cenário não vai ocorrer no final,
mas no início de suas carreiras!
Desta forma, ao contrário de outrora, quando o importante era ter o
conhecimento das coisas, o foco agora está em saber lidar com o que não
se conhece. A habilidade de encontrar as respostas face a um problema
desconhecido ou, na ausência destas, conceber formas de obtê-las atra-
vés de pesquisas ou experimentos torna-se cada vez mais valorizada no
mercado de trabalho.
Por outro lado, o dia a dia dos profissionais nesta área não difere mui-
to do de um pesquisador: para desenvolver um projeto de pesquisa é
preciso primeiro investigar o que já se sabe sobre o assunto, formular
um problema e o modo de enfrentá-lo, coletar e analisar dados, e tirar
conclusões. De forma geral, este é um método bastante eficaz para re-
solver problemas em qualquer área. Tanto que tem um nome: método
científico.
A Universidade tem um grande desafio pela frente: mudar a forma-
ção centrada nos conteúdos para outra mais voltada às habilidades de
adquirir conhecimentos e analisar e resolver problemas.
A Iniciação Científica dá chance ao aluno de graduação de conhecer e
exercitar o método científico em temas de seu interesse, ajudado por uma
pessoa mais experiente: seu orientador. O objetivo declarado deste pro-
grama é iniciar o aluno no campo da pesquisa científica, preparando-o para
ser um futuro pesquisador. Entretanto, este conhecimento é útil, senão
essencial, para todos os profissionais da área tecnológica.
Aqui no Inatel, além de receberem orientação dos professores, gran-
de parte dos alunos ainda recebe por isso: em 2012 distribuímos 73 bol-
sas de IC, com recursos da Fapemig, CNPq e da própria Finatel. Também
ajudamos os alunos a participarem de congressos científicos pelo Brasil
e temos uma infraestrutura de laboratórios mais do que adequada à im-
plementação de seus projetos.
Uma frase de Luís FernandoVeríssimo relata bem esta realidade:
quando achamos que temos todas as respostas, vem a Vida e muda
todas as perguntas” (Luís FernandoVeríssimo).
Marcelo de Oliveira Marques
Diretor do Inatel