educação
ALUNOS SE DESTACAM E NOKIA
ABRE mLabs NO CAMPUS
A
partir de 2013, começa a fun-
cionar no Inatel o primeiro
laboratório da Nokia no Bra-
sil. Nos chamados mLabs se-
rão oferecidos treinamentos e cursos
para interessados no desenvolvimen-
to de aplicativos para as plataformas
Windows Phone e Serie 40. O trabalho
já é realizado pela multinacional filan-
desa na Armênia, Paquistão, Quênia,
Vietnã e África do Sul.
De acordo com o gerente de Pes-
quisa, Desenvolvimento e Inovação
do Inatel Competence Center (ICC),
Guilherme Marcondes, o projeto deve
envolver dezenas de alunos do Inatel
e especialistas do ICC no desenvolvi-
mento dos aplicativos e na divulga-
ção do mLabs. A qualidade do ensino
do Inatel pode ser constatada pela
própria Nokia durante o treinamento
oferecido a cerca de cem alunos da
instituição este ano. Em setembro, os
estudantes fizeram um curso sobre
desenvolvimento de aplicações para
Windows Phone. E em novembro,
25
alunos participaram de outro trei-
“
Desempenho dos estudantes foi fator fundamental”,
diz gerente da Nokia
Em entrevista ao Jornal do Inatel,
o gerente de ecossistemas da Nokia
Brasil, Daniel Rocha, falou sobre a
parceria com o Instituto, o início dos
trabalhos do mLabs e a alta qualidade
dos alunos da instituição. Confira:
-
Porque o Inatel foi o escolhido pela
Nokia para esta parceria?
A escolha do Inatel foi natural por
se tratar de um local que “respira”
inovação, tecnologia e estímulo ao
ambiente digital, além de já possuir
uma estrutura adequada ao propó-
sito do laboratório. Além disso, mui-
tos profissionais que trabalham no
Instituto Nokia de Tecnologia, em
Manaus, vieram desta unidade e, por
isso, confiamos na qualidade de ensi-
no da Instituição.
-
O treinamento realizado pelo Institu-
to Nokia de Tecnologia (INdT) contou
pontos nessa decisão? Os alunos do
Inatel tiveramum bomdesempenho se
comparado com outras instituições?
O treinamento contou muitos
pontos nessa decisão. Enquanto
não podemos divulgar valores nu-
méricos dos resultados, devemos
dizer que nossos instrutores ficaram
muito impressionados com a qua-
lidade técnica dos alunos do Inatel.
Eles produziram um grande número
de aplicativos, feitos rapidamente
e com muita qualidade. Tal desem-
penho dos estudantes foi fator fun-
damental na escolha da instituição
como parceira no projeto.
-
Qual o diferencial do Inatel no rela-
cionamento com o mercado e o diferen-
cial dos alunos percebidos por vocês?
O Inatel é uma instituição que,
em nossa opinião, está inteiramente
conectada às necessidades do mer-
cado. Nossos instituto de pesquisa
(
INdT, localizado em Manaus) já tem
uma longa parceria com a instituição,
e absorveu em seus quadros muitos
profissionais graduados no Inatel.
Os alunos mostraram-se plenamen-
te capazes de desenvolver soluções
extremamente complexas, como por
exemplo software de baixo nível para
implementação de TV Digital, de for-
ma imediata e com excelente quali-
dade.
Isso nos mostra que os alunos re-
cebem uma educação completa, tan-
to técnica quanto humana, e saem
da instituição preparados para en-
frentar os desafios do mercado de
trabalho, munidos de conhecimentos
técnicos e pessoais alinhados com as
últimas tecnologias e boas práticas
da indústria de telecomunicações.
namento sobre desenvolvimento de
jogos. Os estudantes que publicaram
três aplicativos no site do Windows
Phone ganharam um Nokia Lumia, o
aparelho mais avançado da empresa.
“
Tenho prazer em desenvolver aplica-
-
Como vai funcionar o mLabs?
O laboratório oferecerá treina-
mentos e cursos para interessados
em desenvolver para as plataformas
utilizadas pela Nokia, além de dar
suporte para os desenvolvedores na
hora de montar a própria empresa.
Já a Nokia orientará os desenvolve-
dores desde a ideia inicial do app,
mostrando como pode ser melhor
aproveitada, até outras consultorias
como divulgação, por exemplo. O
projeto tem previsão de início para o
começo de 2013.
-
O mLabs também irá apoiar
as pequenas empresas? Como?
O mLabs dará assistência a pe-
quenas empresas (“startups”) tanto
que estejam incubadas pela Incuba-
dora do Inatel, quanto para aquelas
em processo de formação. As duas
áreas estarão em contato constante
para garantir que os serviços provi-
dos pela incubadora estejam dispo-
níveis às empresas participantes do
mLabs quanto vice-versa.
tivos. Gosto de aplicar meus conhe-
cimentos para gerar algo concreto,
significativo, e poder espalhá-lo pelo
mundo é uma conquista sem tama-
nho”, disse o aluno Natanael Gonçal-
ves Afonso, que ganhou o smartpho-
ne.
De acordo com Sérgio Cavalcante,
instrutor dos dois treinamentos, o cur-
so no Inatel superou as expectativas.
“
Ao começar o treinamento notei o
maior diferencial dessa experiência:
os próprios alunos. Já passei por vários
lugares nesse período em que embar-
co nessa experiência como ‘evangelis-
ta de tecnologia’, mas poucas vezes vi
gente com aquele brilho de vontade
no olhar, ávidos por aprender, com
facilidade para tal e, principalmente,
com gana em colocar em prática o
que estavam aprendendo ali”, relatou.
Alunos fizeram dois treinamentos da Nokia
Daniel Rocha, gerente
de ecossistemas da Nokia