Play Games Exposition - imagemPlay Games Exposition

EXPOSIÇÃO ITINERANTE DO INATEL

VIAJE NO TEMPO E VEJA QUE A VIDA MUDOU DE FASE.

Os
Jogos
Pioneiros

A história dos jogos eletrônicos teve início em 1958 com o Tennis Programing, também conhecido como Tennis for Two, jogo simples criado pelo físico William Higinbotham, era jogado por meio de um osciloscópio.

Em 1961, estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolveram o jogo Spacewar!, cujo tema era uma guerra espacial. O jogo foi um grande sucesso.

Já em 1966, o engenheiro Ralph Baer criou um a máquina que era capaz de rodar os jogos por meio da TV.

A explosão
dos
Fliperamas

Na década de 1970 o desenvolvimento de jogos já alcançava diferentes áreas, como os arcades, também conhecidos como máquinas de fliperama. O engenheiro Nolan Bushnell, desenvolveu uma nova versão de Spacewar!.

Esse jogo rodou em uma máquina que recebeu o nome de Computer Space, conhecida como o primeiro fliperama da história. Por causa do alto custo foram vendidas somente 1.500 unidades nos Estados Unidos. Assim, Nolan decidiu criar, juntamente com seu amigo Ted Dabney, uma empresa que fosse especializada no desenvolvimento de jogos para fliperamas.

Nesse contexto surge então a empresa Atari.

consoles

Os consoles são os aparelhos de videogame, desenvolvidos para o uso doméstico, que, conectados a um aparelho de televisão, exibem um jogo.

1ªGe
ra
ção

Em 1972, Raph Baer lançou o primeiro console da história, o Odyssey 100, que deu início a primeira geração de consoles e a paixão pelos videogames.

Esse console rodava diferentes versões do clássico Pong, o Telejogo, considerado o primeiro jogo eletrônico da história. Foi comercializado com o nome de Magnavox Odyssey.

Odyssey

Curio
sida
des

Uma bola e duas linhas verticais era o que havia na tela de Pong. A ideia era simular um tênis de mesa que pudesse ser jogado em bares. Dizem que a primeira versão parou de funcionar repentinamente por causa do excesso de moedas entaladas na máquina.

Pong

2ªGe
ra
ção

Marcou o primeiro boom da história dos videogames. Na década de 1970, surgiu o Atari 2600 com os jogos Pac - Man e Space Invaders, um clássico ainda lembrado pelos amantes dos games. Em 1978, a Magnavox lançou o Odyssey 2, inferior ao Atari 2600, porém mais tarde a Magnavox lançou o "Voice Module", recurso que permitia aos jogos sintetizarem a voz. No Brasil, a Philips também explorou esse recurso. O jogo mais conhecido por utilizar esse recurso foi o Senhor das Trevas.

Atari

1975

Odyssey 100 Magnavox

Odyssey

1975

ATARI PONG

Atari Pong

1976

APF TV FUN

APF TV FUN

1976

CONIC TVG 201

CONIC TVG 201

1976

Coleco Telstar

Coleco Telstar

1976

Atari Super pong

Atari Super pong

1976

FairChild Cannel F

FairChild Cannel F

1976

Atari Super Pong Ten

Atari Super Pong Ten

1977

Tv master mk 10

Tv master mk 10

1977

Atari Ultra Pong Doubles

Atari Ultra Pong Doubles

1977

Telstar alpha

Telstar alpha

1977

blip

blip

1977

Coleco Telstar ranger

Coleco Telstar ranger

1977

Telejogo Philco Ford I

Telejogo Philco Ford I

1977

Atari 2600

Atari 2600

1977

Atari Video Pinball

Atari Video Pinball

1977

Atari 2600 Heavy sixer

Atari 2600 Heavy sixer

1977

Atari Stunt Cycle

Atari Stunt Cycle

1977

Apollo 2001

Apollo 2001

1978

Coleco Telstar Marksman

Coleco Telstar Marksman

1978

Color tv game 112

Color tv game 112

1978

telstar colortron

telstar colortron

1979

intellivision

intellivision

1979

tvg 102-4

tvg 102-4

1979

Microvision

Microvision

Curio
sida
des

Atari

Foi o primeiro videogame popular e vendeu cerca de 30 milhões de unidades no mundo todo.

A empresa Atari realizou um enterro em massa de jogos e consoles num deserto próximo a cidade de Alamogordo, no Novo México. Especula-se que tal ação tenha sido realizada para tentar evitar a quebra total do mercado de jogos na crise de 1983.

Atari

Curio
sida
des

PAC-man

Foi desenvolvido originalmente para arcades em 1980 e pela primeira vez o jogador pôde se relacionar realmente com um protagonista, mesmo que ele fosse uma bola amarela com crises de apetite e perseguida por fantasmas obcecados.

PAC-man

3ªGe
ra
ção

A década de 1980 foi o período onde algumas das franquias mais amadas dos gamers tiveram início. Sonic, Mario Bros e Final Fantasy, são alguns exemplos de games que apareceram pela primeira vez em consoles como o Nintendo Entertainment System – NES, o “Nintendinho”, que foi lançado em 1983 e vendeu quase 62 milhões de aparelhos, e o Master System.

Nintendo Entertainment System - Nintendinho

1980

Space invader

Space invader

1980

atari 2600 A

atari 2600 A

1982

arcadia 2001

arcadia 2001

1982

Atari 2600 Darth

Atari 2600 Darth

1982

Coleco gemini

Coleco gemini

1982

Colecovision

Colecovision

1982

Atari 5200

Atari 5200

1982

Vectrex

Vectrex

1983

Atari Dactar

Atari Dactar

1983

Nintendo Famicom

Nintendo Famicom

1983

Dynavision

Dynavision

1983

Atari 2600 S

Atari 2600 S

1983

Compuvision

Compuvision

1984

Atari Dactar 007

Atari Dactar 007

1984

Atari flashback

Atari flashback

Curio
sida
des

Super Mario Bros

O Super Mario Bros, lançado em 1985, é um dos jogos mais vendidos de toda a história dos videogames. Considerado um clássico, revolucionou, obrigando o jogador a seguir sempre adiante, explorando oito mundos com uma inédita variedade de cenários e utilizando poderes que nenhum título oferecia.

Super Mario Bros

Crise
de
1984

No ano de 1984, houve uma grande crise no mercado de jogos eletrônicos. Nesse mesmo período a empresa Atari produziu vários novos jogos, porém sem nenhuma inovação. Com essa superprodução, os usuários não sabiam mais o que comprar, fazendo com que os consumidores desistissem de adquirir novos títulos. Mesmo assim, a Atari tentou reverter o quadro decadente da empresa, por meio de anúncios de periféricos revolucionários, como o MindLink, que prometia fazer com que o jogador controlasse suas ações com o "poder da mente", e o My First Computer, que transformaria o Atari em um computador. Sete anos depois a Atari chegou ao fim e levou consigo todo o mercado de consoles.

1986

atari jr long rainbow

atari jr long rainbow

1986

Memory Game Milmar

Memory Game Milmar

1986

atari 7800

atari 7800

1986

Master System

Master System

1987

Atari XE Game system

Atari XE Game system

1987

Action max

Action max

1988

Dina Telegames
Personal arcade

Dina Telegames Personal arcade

1989

Dynavision II

Dynavision II

1989

Bitsystem

Bitsystem

1989

Turbografx

Turbografx

1989

Core Grafx I

Core Grafx I

1989

Phantom System

Phantom System

1989

atari lynx

atari lynx

4ªGe
ra
ção

O Sega Genesis, conhecido no Brasil como Mega Drive, foi a porta de entrada para muitos jogadores no início da década de 1990. Além do Mega Drive, o Neo Geo, Super Nintendo - SNES e TurboGrafx-16, são exemplos de uma geração marcada pelo lançamento de muitos consoles e hits. O aparelho que mostrou o Sonic ao mundo, Mega Driver, vendeu cerca de 40 milhões de consoles.

Super Nintendo - SNES

Curio
sida
des

Street Fighter II

O primeiro Street Fighter fez relativo sucesso, mas foi o segundo, lançado quatro anos depois, que revolucionou e popularizou os games de luta, tornando-se o jogo mais popular dessa década.

Street Fighter II

1991

Core grafx II

Core grafx II

1991

Brick Game

Brick Game

1991

Dynavision 3

Dynavision 3

1991

Super Nintendo

Super Nintendo

1991

Atari LYNX II

Atari LYNX II

1992

Mega Drive

Mega Drive

1992

Sega

Sega

1993

FM Towns MArty

FM Towns MArty

1993

Cougar boy

Cougar boy

1993

Amiga CD 32

Amiga CD 32

1993

Atari Jaguar

Atari Jaguar

1993

Famicom AV

Famicom AV

1994

Dynavision 4

Dynavision 4

1994

Megavision

Megavision

1994

Playdia

Playdia

1994

Playstation

Playstation

5ªGe
ra
ção

A segunda metade da década de 1990 apresentou um dos maiores saltos de qualidade técnica nos jogos. Consoles poderosos como o Playstation e o Nintendo 64 foram os grandes destaques da geração, que popularizou ainda mais os videogames.

Super Nintendo - SNES

1995

Apple Bandai Pippin

Apple Bandai Pippin

1995

R-zone

R-zone

1995

Virtual Boy

Virtual Boy

1995

Atari Jaguar

Atari Jaguar

1995

Sega Nomad

Sega Nomad

1995

Dynavision 4 radical

Dynavision 4 radical

1995

Casio loopy

Casio loopy

Curio
sida
des

Nintendo 64

Foi um dos consoles mais queridos de muitos jogadores, já que trouxe o “Mario” para o mundo 3D.

O produto também marcou época com versões inovadoras de Donkey Kong, Pokémon, Zelda, 007, entre outros sucessos. Graças a força da Nintendo, o console conseguiu quase 50 milhões de unidades vendidas.

Nintendo 64

Curio
sida
des

Playstation

O Playstation surpreendeu com a chegada dos jogos em discos, tecnologias como o Memory Card, por exemplo, que possibilitava ao jogador salvar dados de um jogo e continuar do ponto em que parou. Vendeu mais de 102 milhões de unidades.

Playstation

Curio
sida
des

Starcraft

Transferiu a típica ação ininterrupta das eras medievais para planetas remotos.

Mais do que uma excelente e complexa experiência de estratégia militar, o game garantiu seu lugar na história como um dos primeiros a ser tratado como um esporte verdadeiro, gerando campeonatos mundiais e prêmios em dinheiro.

Starcraft

6ªGe
ra
ção

Com a virada do século, a Microsoft chegou ao mercado com a primeira versão do Xbox, que agitou a competição entre as gigantes do mercado, principalmente, o Playstation 2 e o GameCube.

 Xbox

2000

Nintendo 64 pikachu

Nintendo 64 pikachu

2001

Nintendo GameCube

Nintendo GameCube

2001

XBox

XBox

Curio
sida
des

Game boy advance

O Game Boy Advance, aparelho com tela colorida e gráficos modernos para época, era o máximo da tecnologia e foi um dos portáteis de maior sucesso de todos os tempos. Ao todo, foram mais de 80 milhões de unidades vendidas.

Game boy advance

Curio
sida
des

Playstation 2

O Playstation 2 foi e ainda é um dos favoritos dos brasileiros, com cerca de 155 milhões de aparelhos comercializados. Foi o primeiro console a ter gráficos em alta definição, superando até mesmo as TVs da época em que foi lançado.

Playstation 2

Curio
sida
des

Grand Theft Auto iii - GTA

Colocou a Rockstar Games no topo da indústria. O jogador passou a ter toda uma cidade à disposição, podendo circular sem rumo e ignorar os objetivos apenas pelo prazer de semear o caos ou louvar a procrastinação.

Grand Theft Auto iii - GTA

2004

Dynavision Xtreme

Dynavision Xtreme

2004

PSP

PSP

7ªGe
ra
ção

Playstation 3, Xbox 360 e Wii travaram uma batalha ferrenha pelos fãs. Os gamers puderam aproveitar lançamentos de jogos de grande qualidade.

 Xbox 360

2006

Nintendo wii

Nintendo wii

2013

Playstation 4

Playstation 4

Curio
sida
des

Wii

O Wii com um dos consoles mais inovadores de todos os tempos, fez com que o “Mario” mostrasse novamente sua força. O console revolucionário, com controle de movimento, ultrapassou a marca de 101 milhões de aparelhos vendidos.

Wii

Curio
sida
des

Call of duty 4: Modern warfare

A aposta era a de que, quando se trata de jogos de guerra, os pretendentes a soldados iriam preferir imaginar um futuro hipotético do que relembrar as batalhas de tempos antigos.

Ano após ano, a série Modern Warfare bate recordes de vendas e cria polêmicas com seus enredos realistas até demais, tramas de narrativa cinematográfica, violência exagerada e um modo multiplayer perfeito para jogadores compulsivos.

Call of duty 4: Modern warfare

8ªGe
ra
ção

Nintendo Switch, Playstation 4, Playstation 4 PRO, Xbox one, Xbox One - Project Scorpio, entre outros lançamentos com níveis de interação muito mais elevados, surpreendem com o desempenho gráfico dos jogos e a criatividade dos produtores.

Playstation 4 PRO

Curio
sida
des

Angry birds

Com o surgimento de Angry Birds, a cultura se viu invadida por aves sem asas com expressões enfezadas e porcos verdes.

Angry birds

Curio
sida
des

League of Legends - LOL

League of Legends é grátis, tem uma curva de aprendizado acessível, lembra um esporte coletivo, mas é o caráter emocionante e competitivo das batalhas místico-medievais que atrai milhões todos os meses às arenas online do game. LOL é o jogo online mais jogado do planeta, com quase 70 milhões de pessoas batalhando todo mês.

League of Legends - LOL

Curio
sida
des

Minecraft

Simulador de construção com peças geométricas de apelo interativo e visual retrô.

Antes mesmo de ser lançado oficialmente, Minecraft já era um sucesso, conquistando milhões de crianças e adolescentes. É considerado um game de caráter educativo e estimulante de criatividade e raciocínio.

Minecraft

Curio
sida
des

Pokémon GO

Fenômeno! Basicamente o jogo converte sua cidade em uma plataforma de vídeo-game com a qual você terá que interagir.

As PokeStops, localizadas em estabelecimentos públicos, era o local para você obter novos itens e comprar pokebolas. Nos campos de batalha, os jogadores duelam entre si com seu Pokémon, o Pokémon vencedor evolui e o treinador avança de fase no jogo. Muito bem otimizado, tem interface e gráficos fantásticos.

Pokémon GO

Este material foi desenvolvido pelo Centro de Memória Inatel

Inatel

1 /
Ir para o Inicio
Rolar para cima
Rolar para baixo
Ir para o Final