Play Games Exposition
VIAJE NO TEMPO E VEJA QUE A VIDA MUDOU DE FASE.
VIAJE NO TEMPO E VEJA QUE A VIDA MUDOU DE FASE.
A história dos jogos eletrônicos teve início em 1958 com o Tennis Programing, também conhecido como Tennis for Two, jogo simples criado pelo físico William Higinbotham, era jogado por meio de um osciloscópio.
Em 1961, estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolveram o jogo Spacewar!, cujo tema era uma guerra espacial. O jogo foi um grande sucesso.
Já em 1966, o engenheiro Ralph Baer criou um a máquina que era capaz de rodar os jogos por meio da TV.
Na década de 1970 o desenvolvimento de jogos já alcançava diferentes áreas, como os arcades, também conhecidos como máquinas de fliperama. O engenheiro Nolan Bushnell, desenvolveu uma nova versão de Spacewar!.
Esse jogo rodou em uma máquina que recebeu o nome de Computer Space, conhecida como o primeiro fliperama da história. Por causa do alto custo foram vendidas somente 1.500 unidades nos Estados Unidos. Assim, Nolan decidiu criar, juntamente com seu amigo Ted Dabney, uma empresa que fosse especializada no desenvolvimento de jogos para fliperamas.
Nesse contexto surge então a empresa Atari.
Os consoles são os aparelhos de videogame, desenvolvidos para o uso doméstico, que, conectados a um aparelho de televisão, exibem um jogo.
Em 1972, Raph Baer lançou o primeiro console da história, o Odyssey 100, que deu início a primeira geração de consoles e a paixão pelos videogames.
Esse console rodava diferentes versões do clássico Pong, o Telejogo, considerado o primeiro jogo eletrônico da história. Foi comercializado com o nome de Magnavox Odyssey.
Uma bola e duas linhas verticais era o que havia na tela de Pong. A ideia era simular um tênis de mesa que pudesse ser jogado em bares. Dizem que a primeira versão parou de funcionar repentinamente por causa do excesso de moedas entaladas na máquina.
Marcou o primeiro boom da história dos videogames. Na década de 1970, surgiu o Atari 2600 com os jogos Pac - Man e Space Invaders, um clássico ainda lembrado pelos amantes dos games. Em 1978, a Magnavox lançou o Odyssey 2, inferior ao Atari 2600, porém mais tarde a Magnavox lançou o "Voice Module", recurso que permitia aos jogos sintetizarem a voz. No Brasil, a Philips também explorou esse recurso. O jogo mais conhecido por utilizar esse recurso foi o Senhor das Trevas.
Foi o primeiro videogame popular e vendeu cerca de 30 milhões de unidades no mundo todo.
A empresa Atari realizou um enterro em massa de jogos e consoles num deserto próximo a cidade de Alamogordo, no Novo México. Especula-se que tal ação tenha sido realizada para tentar evitar a quebra total do mercado de jogos na crise de 1983.
Foi desenvolvido originalmente para arcades em 1980 e pela primeira vez o jogador pôde se relacionar realmente com um protagonista, mesmo que ele fosse uma bola amarela com crises de apetite e perseguida por fantasmas obcecados.
A década de 1980 foi o período onde algumas das franquias mais amadas dos gamers tiveram início. Sonic, Mario Bros e Final Fantasy, são alguns exemplos de games que apareceram pela primeira vez em consoles como o Nintendo Entertainment System – NES, o “Nintendinho”, que foi lançado em 1983 e vendeu quase 62 milhões de aparelhos, e o Master System.
O Super Mario Bros, lançado em 1985, é um dos jogos mais vendidos de toda a história dos videogames. Considerado um clássico, revolucionou, obrigando o jogador a seguir sempre adiante, explorando oito mundos com uma inédita variedade de cenários e utilizando poderes que nenhum título oferecia.
No ano de 1984, houve uma grande crise no mercado de jogos eletrônicos. Nesse mesmo período a empresa Atari produziu vários novos jogos, porém sem nenhuma inovação. Com essa superprodução, os usuários não sabiam mais o que comprar, fazendo com que os consumidores desistissem de adquirir novos títulos. Mesmo assim, a Atari tentou reverter o quadro decadente da empresa, por meio de anúncios de periféricos revolucionários, como o MindLink, que prometia fazer com que o jogador controlasse suas ações com o "poder da mente", e o My First Computer, que transformaria o Atari em um computador. Sete anos depois a Atari chegou ao fim e levou consigo todo o mercado de consoles.
O Sega Genesis, conhecido no Brasil como Mega Drive, foi a porta de entrada para muitos jogadores no início da década de 1990. Além do Mega Drive, o Neo Geo, Super Nintendo - SNES e TurboGrafx-16, são exemplos de uma geração marcada pelo lançamento de muitos consoles e hits. O aparelho que mostrou o Sonic ao mundo, Mega Driver, vendeu cerca de 40 milhões de consoles.
O primeiro Street Fighter fez relativo sucesso, mas foi o segundo, lançado quatro anos depois, que revolucionou e popularizou os games de luta, tornando-se o jogo mais popular dessa década.
A segunda metade da década de 1990 apresentou um dos maiores saltos de qualidade técnica nos jogos. Consoles poderosos como o Playstation e o Nintendo 64 foram os grandes destaques da geração, que popularizou ainda mais os videogames.
Foi um dos consoles mais queridos de muitos jogadores, já que trouxe o “Mario” para o mundo 3D.
O produto também marcou época com versões inovadoras de Donkey Kong, Pokémon, Zelda, 007, entre outros sucessos. Graças a força da Nintendo, o console conseguiu quase 50 milhões de unidades vendidas.
O Playstation surpreendeu com a chegada dos jogos em discos, tecnologias como o Memory Card, por exemplo, que possibilitava ao jogador salvar dados de um jogo e continuar do ponto em que parou. Vendeu mais de 102 milhões de unidades.
Transferiu a típica ação ininterrupta das eras medievais para planetas remotos.
Mais do que uma excelente e complexa experiência de estratégia militar, o game garantiu seu lugar na história como um dos primeiros a ser tratado como um esporte verdadeiro, gerando campeonatos mundiais e prêmios em dinheiro.
Com a virada do século, a Microsoft chegou ao mercado com a primeira versão do Xbox, que agitou a competição entre as gigantes do mercado, principalmente, o Playstation 2 e o GameCube.
O Game Boy Advance, aparelho com tela colorida e gráficos modernos para época, era o máximo da tecnologia e foi um dos portáteis de maior sucesso de todos os tempos. Ao todo, foram mais de 80 milhões de unidades vendidas.
O Playstation 2 foi e ainda é um dos favoritos dos brasileiros, com cerca de 155 milhões de aparelhos comercializados. Foi o primeiro console a ter gráficos em alta definição, superando até mesmo as TVs da época em que foi lançado.
Colocou a Rockstar Games no topo da indústria. O jogador passou a ter toda uma cidade à disposição, podendo circular sem rumo e ignorar os objetivos apenas pelo prazer de semear o caos ou louvar a procrastinação.
Playstation 3, Xbox 360 e Wii travaram uma batalha ferrenha pelos fãs. Os gamers puderam aproveitar lançamentos de jogos de grande qualidade.
O Wii com um dos consoles mais inovadores de todos os tempos, fez com que o “Mario” mostrasse novamente sua força. O console revolucionário, com controle de movimento, ultrapassou a marca de 101 milhões de aparelhos vendidos.
A aposta era a de que, quando se trata de jogos de guerra, os pretendentes a soldados iriam preferir imaginar um futuro hipotético do que relembrar as batalhas de tempos antigos.
Ano após ano, a série Modern Warfare bate recordes de vendas e cria polêmicas com seus enredos realistas até demais, tramas de narrativa cinematográfica, violência exagerada e um modo multiplayer perfeito para jogadores compulsivos.
Nintendo Switch, Playstation 4, Playstation 4 PRO, Xbox one, Xbox One - Project Scorpio, entre outros lançamentos com níveis de interação muito mais elevados, surpreendem com o desempenho gráfico dos jogos e a criatividade dos produtores.
Com o surgimento de Angry Birds, a cultura se viu invadida por aves sem asas com expressões enfezadas e porcos verdes.
League of Legends é grátis, tem uma curva de aprendizado acessível, lembra um esporte coletivo, mas é o caráter emocionante e competitivo das batalhas místico-medievais que atrai milhões todos os meses às arenas online do game. LOL é o jogo online mais jogado do planeta, com quase 70 milhões de pessoas batalhando todo mês.
Simulador de construção com peças geométricas de apelo interativo e visual retrô.
Antes mesmo de ser lançado oficialmente, Minecraft já era um sucesso, conquistando milhões de crianças e adolescentes. É considerado um game de caráter educativo e estimulante de criatividade e raciocínio.
Fenômeno! Basicamente o jogo converte sua cidade em uma plataforma de vídeo-game com a qual você terá que interagir.
As PokeStops, localizadas em estabelecimentos públicos, era o local para você obter novos itens e comprar pokebolas. Nos campos de batalha, os jogadores duelam entre si com seu Pokémon, o Pokémon vencedor evolui e o treinador avança de fase no jogo. Muito bem otimizado, tem interface e gráficos fantásticos.
Histórias cada vez mais profundas, jogos cada vez mais detalhados e investimentos milionários vem marcando esta geração, que ainda irá apresentar muitas novidades pelos próximos anos.
Fonte de pesquisa: