Os integrantes do Stooges discutem as origens da sonoridade da banda em um novo trailer do documentário Gimme Danger, do cineasta Jim Jarmusch. O filme estreou este mês no Toronto Film Festival e tem lançamento nos cinemas dos Estados Unidos marcado para 28 de outubro.
“Comecei pulando para cima e para baixo, como babuínos fazem antes de lutarem”, lembra Iggy Pop. Ele também aponta uma conexão entre o som cru da banda e a cultura da fabricação de automóveis da cidade deles, Michigan. “A companhia Ford tinha uma máquina que fazia barulho de algo caindo, um mega estalo – achei que deveríamos ter um pouco daquilo nas nossas músicas”, diz Pop.
Além de Pop, Gimme Danger exibe Ron e Scott Asheton, James Williamson (guitarrista) e Steve Mackay (saxofonista), todos integrantes da banda, e Mike Watt, que tocou baixo em turnês recentes dos Stooges. Irmã dos irmãos Asheton, Kathy também aparece no filme, assim como o empresário Danny Fields.
Esta não é a primeira vez que Iggy Pop e Jim Jarmusch trabalham juntos. Os dois já haviam colaborado em Homem Morto (1995) e no filme cult Sobre Café e Cigarros (2003), no qual Pop atua ao lado de Tom Waits. Já Gimme Danger – primeira experiência de Jarmusch com o gênero documentário – conta com um acervo inédito de vídeos e imagens da banda que definiu o movimento punk.
Fonte: Mundo Livre 102,5FM Maringá