Novas bolsas para o Programa de Mestrado e Doutorado, atraem empresas e perfis diversificados de estudantes ao Inatel

O Inatel lança em março de 2024, novas bolsas e vagas para o Programa de Mestrado e Doutorado em Telecomunicações. Com início das aulas programado para agosto do mesmo ano, o Instituto espera receber seus novos pesquisadores para atuarem em Linhas de Pesquisa amplas, que vão além das Telecomunicações, como Inteligência Artificial e Machine Learning, Internet das Coisas e Redes de Sensores, Internet do Futuro e Redes Convergentes, além de um dos temas mais abordados nos maiores eventos mundiais de tecnologia, que são as Superfícies Inteligentes para Comunicações sem Fio. 

Além de nove bolsas de órgãos governamentais, como CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), o Inatel ainda oferece bolsas da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações. 

Segundo o Pró-Diretor de Pós-Graduação e Pesquisa do Inatel, Prof. José Marcos Camara Brito, o programa não é voltado somente aos engenheiros de telecomunicações. “Nosso programa é aberto a qualquer pessoa que tenha formação de engenharia, como engenharia elétrica, de controle e automação, biomédica e também da área de computação, porque muitas das aplicações e das pesquisas realizadas são voltadas basicamente para essa área, são desenvolvimentos para rede 6G, mas envolvendo conhecimentos prévios de computação” confirma o pró-diretor. 

Também vale destacar as diversas pesquisas financiadas por empresas parceiras, que concedem o benefício para os alunos com foco em desenvolvimento de soluções para questões reais. Como dissertações e teses já defendidas em parceria com o SINDISAT (Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações por Satélite), testadas em satélites reais em órbita, também realizadas com o grupo Embraer e financiadas pela empresa MPT Cables, entre muitos outros. 

De acordo o pró-diretor, essa proximidade com o mercado de telecomunicações e computação está no DNA do Inatel. “Nossas pesquisas estão próximas do que o mercado está exigindo hoje”. E o Instituto ainda está investindo em dois novos laboratórios para atender às demandas dos pesquisadores, um deles para trabalhar com Superfícies Inteligentes.  

“Hoje nós temos foco nas redes 6G, mas pesquisamos nos mais diversos aspectos relacionados a essas redes, por isso temos pesquisas voltadas à Internet das Coisas, voltadas às antenas, às comunicações ópticas, superfícies inteligentes, redes do futuro, redes de próxima geração” lembra o Prof. Brito, quanto à amplitude dos temas tecnológicos pesquisados no Mestrado e Doutorado Inatel. 

Um outro diferencial do programa trata-se do reconhecimento da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Inatel como Centro de Competência no Brasil em 5G e 6G, denominado xGMobile. Este Centro abriga praticamente todas as pesquisas de Mestrado e Doutorado da Instituição. 

O programa não forma apenas aqueles que desejam seguir carreira acadêmica, na docência ou como pesquisadores. Para o Prof. Brito, cada dia mais as empresas estão demandando profissionais com capacidade de fazer pesquisas e são inúmeros os exemplos de mestres e doutores atuando em empresas no Brasil e no exterior. “O mercado é muito mais amplo do que a visão do passado de um curso voltado apenas para o mundo acadêmico” relata Brito.

O programa de Mestrado e Doutorado em Telecomunicações do Inatel possui a excelente nota quatro da Capes e a exclusiva possibilidade de dupla diplomação internacional, com universidades francesas e finlandesas.

SERVIÇO: 
Período de inscrição: 26 de fevereiro a 06 de julho de 2024
Divulgação dos resultados: 10 de julho de 2024
Exame de Bolsa Manutenção: 15 a 19 de julho de 2024 
Período de matrícula: 22 a 27 de julho de 2024