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TagManager
Introdução Adriano Sofia Prado
Carlos Eduardo Ribeiro
As relações de consumo atuais se caracterizam por clientes cada vez mais Diogo Nunes Domingos
exigentes e acirrada competição por parte dos prestadores de serviços. Em- Gabrielle Pereira Camargo
presas que queiram sobressair neste cenário devem, além de possuir compe- Carlos Alberto Ynoguti
tência técnica em seu ramo de atuação, tratar bem seus clientes. Afinal, qual
cliente não gosta de ser cordialmente atendido?
Por outro lado, verifica-se que a tradicional modalidade de pagamento (notas
e moedas), está sendo gradualmente substituída por diversas modalidades
virtuais como os cartões de débito e crédito, por serem mais seguras, práticas
e/ou eficientes.
Com estas visões, propomos o TagManager, um sistema que permitem ao
cliente fazer suas compras e pagar com um cartão especial, deixando um
registro de sua compra no sistema. Este registro pode permitir ao estabeleci-
mento comercial propor descontos especiais, saber de antemão as preferên-
cias de cada pessoa, gerar estatísticas de seus produtos para planejamento
de estratégias e controlar melhor seus estoques.
Figura 2: protótipo da base receptora.
O Projeto: Funcionamento:
Este projeto é constituído por três Inicialmente, os estabelecimentos mente ocorrerá se houver o consumo
partes: a) um cartão RFId (Radio- comerciais interessados devem se de bens e serviços em estabeleci-
Frequency IDentification), usado pelo cadastrar no sistema, para recebe- mentos das redes conveniadas.
cliente, que o identificaria nos estabe- rem uma base receptora e uma licen- O sistema armazena o número de
lecimentos conveniados, mostrado ça do software de gestão. vezes que determinada pessoa con-
na Figura 1; b) uma base receptora Os clientes por sua vez, também de- sumiu um determinado serviço, per-
que se encarregaria de ler os dados vem se cadastrar no sistema, e re- mitindo assim o gerenciamento de
do cliente (nome, saldo disponível e ceberem um cartão RFId com seus promoções e descontos que podem
preferências, por exemplo) e repas- dados pessoais. Em seguida, devem ser personalizados para cada cliente.
sá-los ao caixa do estabelecimento comprar créditos virtuais para pode- Por outro lado, podem ser também
(Figura 2) e c) um software para con- rem efetuar suas compras nos es- geradas estatísticas de vendas e
trole e gestão das informações. tabelecimentos conveniados: é um outras, permitindo ao dono do esta-
O RFId é uma tecnologia que per- sistema pré-pago. belecimento comercial uma visuali-
mite recuperar dados armazenados Através do microchip inserido no Tag- zação panorâmica do seu negócio:
em etiquetas RFId de forma remota. Manager, o cliente ao se aproximar estoque, fluxo diário, semanal e men-
Uma etiqueta ou tag é um transpon- de uma base receptora, será reco- sal de clientes, alocação de mão de
der, que contém chips de silício e nhecido e o software se encarregará obra adicional em dias e horários de
antenas que lhe permite responder de rastrear o possuidor de cadastro maior demanda, etc.
aos sinais de rádio enviados por uma no banco de dados e seu saldo de
base transmissora. crédito. O débito no TagManager so-
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