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TagManager

Introdução                                                                       Adriano Sofia Prado
                                                                                 Carlos Eduardo Ribeiro
As relações de consumo atuais se caracterizam por clientes cada vez mais         Diogo Nunes Domingos
exigentes e acirrada competição por parte dos prestadores de serviços. Em-       Gabrielle Pereira Camargo
presas que queiram sobressair neste cenário devem, além de possuir compe-        Carlos Alberto Ynoguti
tência técnica em seu ramo de atuação, tratar bem seus clientes. Afinal, qual
cliente não gosta de ser cordialmente atendido?
Por outro lado, verifica-se que a tradicional modalidade de pagamento (notas
e moedas), está sendo gradualmente substituída por diversas modalidades
virtuais como os cartões de débito e crédito, por serem mais seguras, práticas
e/ou eficientes.
Com estas visões, propomos o TagManager, um sistema que permitem ao
cliente fazer suas compras e pagar com um cartão especial, deixando um
registro de sua compra no sistema. Este registro pode permitir ao estabeleci-
mento comercial propor descontos especiais, saber de antemão as preferên-
cias de cada pessoa, gerar estatísticas de seus produtos para planejamento
de estratégias e controlar melhor seus estoques.

                                                                                 Figura 2: protótipo da base receptora.

O Projeto:                                Funcionamento:

Este projeto é constituído por três       Inicialmente, os estabelecimentos      mente ocorrerá se houver o consumo
partes: a) um cartão RFId (Radio-         comerciais interessados devem se       de bens e serviços em estabeleci-
Frequency IDentification), usado pelo     cadastrar no sistema, para recebe-     mentos das redes conveniadas.
cliente, que o identificaria nos estabe-  rem uma base receptora e uma licen-    O sistema armazena o número de
lecimentos conveniados, mostrado          ça do software de gestão.              vezes que determinada pessoa con-
na Figura 1; b) uma base receptora        Os clientes por sua vez, também de-    sumiu um determinado serviço, per-
que se encarregaria de ler os dados       vem se cadastrar no sistema, e re-     mitindo assim o gerenciamento de
do cliente (nome, saldo disponível e      ceberem um cartão RFId com seus        promoções e descontos que podem
preferências, por exemplo) e repas-       dados pessoais. Em seguida, devem      ser personalizados para cada cliente.
sá-los ao caixa do estabelecimento        comprar créditos virtuais para pode-   Por outro lado, podem ser também
(Figura 2) e c) um software para con-     rem efetuar suas compras nos es-       geradas estatísticas de vendas e
trole e gestão das informações.           tabelecimentos conveniados: é um       outras, permitindo ao dono do esta-
O RFId é uma tecnologia que per-          sistema pré-pago.                      belecimento comercial uma visuali-
mite recuperar dados armazenados          Através do microchip inserido no Tag-  zação panorâmica do seu negócio:
em etiquetas RFId de forma remota.        Manager, o cliente ao se aproximar     estoque, fluxo diário, semanal e men-
Uma etiqueta ou tag é um transpon-        de uma base receptora, será reco-      sal de clientes, alocação de mão de
der, que contém chips de silício e        nhecido e o software se encarregará    obra adicional em dias e horários de
antenas que lhe permite responder         de rastrear o possuidor de cadastro    maior demanda, etc.
aos sinais de rádio enviados por uma      no banco de dados e seu saldo de
base transmissora.                        crédito. O débito no TagManager so-

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