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Revista Fetin 2015

Raven UAV

Voando com os pés no chão.

                                                                     Introdução

                                                                     Um dos grandes desafios dos agrônomos é manter
                                                                     o controle do desenvolvimento do plantio. Falhas na plantação,
                                                                     áreas com pouca ou excesso de irrigação, detecção de pragas,
                                                                     entre outros problemas, sempre foram desafios nesse ramo.
                                                                     Isso ocorre devido à necessidade de encontrar pontos altos
                                                                     de visibilidade da plantação para localizar estes problemas.
                                                                     Com o advento da tecnologia dos Veículos Aéreos Não
                                                                     Tripulados (VANTs) ou UAV (Unmanned Air Vehicle) é possível
                                                                     localizar as falhas para poder agir pontualmente, reduzindo
                                                                     drasticamente os custos e o tempo de busca.

Créditos: Banco de imagem

Projeto                                                              Funcionamento

Nosso modelo do VANT é um asa alta, com polidiedro, flaps,           O usuário deve primeiramente ligar a ground station e verificar
motor pusher (virado para trás) e com cauda em “T”.                  os níveis de tensão da mesma. Em seguida, ligar o rádio controle
Essa configuração oferece mais estabilidade no voo e permite uma     com o Stick do acelerador zerado. E só então, ligar o UAV.
visão limpa da câmera. O peso total para voo é de 2 kg, e o equipa-  Após todos os equipamentos estarem ligados, deve ser realizado
mento necessita de uma velocidade de cruzeiro de 45 km/h. Para       o check list. O motor deve ser acionado com setenta por cento
atender a estes requisitos, foi selecionado um motor de 720 kv que,  da potência, e assim, realizar os procedimentos de decolagem.
com um hélice de 13x6,5mm e uma bateria de 14,8V, que gera uma       A orientação do voo deve ser feita através do monitor da ground
potência de aproximadamente 800 W e um pitch speed de 83 km/h        station. O processo descrito deve ser realizado por pessoas com
e um empuxo estático de 2,954g. Para a transmissão do vídeo,         experiência de voos.
é utilizado um sistema que opera na frequência de 5,8GHz para        O sinal da câmera é tratado no sistema onboard OSD (ON SCREEN
evitar interferências com o sistema de rádio que opera em 2,4GHz.    DISPLAY) o qual realiza ainda o controle automático de estabilização
Na ground station, está localizado um monitor de LCD de 7” e um      e RTH (Return To Home). Esse sinal é enviado através de um Tx
gravador, sendo alimentados com uma tensão de 12V.                   (Transmissor) para o Rx (Receptor), localizado na ground station
                                                                     e assim, gerando uma imagem em tempo real do terreno no
                                                                     monitor, com as informações dos sensores e do GPS
                                                                     (Global Positioning System).

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