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Revista Fetin 2015

TACHA SOLAR INTERATIVA

Introdução

A visibilidade dos motoristas nas estradas durante o período noturno, chuvoso ou neblinado é um dos fatores responsáveis por muitos acidentes.
Quem não se sente mais seguro em uma estrada que tenha olhos de gato instalados?
Uma tacha de sinalização iluminada com led’s aumentaria a visibilidade, pois emitem luz própria. Sendo um dispositivo eletrônico, é possível
agregar outras funcionalidades, como geração de alerta em caso de acidentes ou obstruções na via.
Percebe-se que o mercado alvo é abrangente por se tratar de um problema comum enfrentado pelos motoristas em estradas e rodovias.

Projeto

O projeto usa led’s de alto brilho para aumentar a sinalização das
estradas, sendo a alimentação feita por bateria recarregada durante
o dia através de um pequeno painel solar. Para a maximização da vida
útil, os led’s são acionados somente com a presença de carros na
rodovia. Em situações de perigo, o motorista pode acionar um botão
de alerta instalado nos pontos de emergência da via, fazendo com que
as tachas solares pisquem continuamente, avisando aos próximos mo-
toristas que há uma situação de perigo logo a sua frente. Ao acionar o
botão de alerta de uma tacha, as tachas adjacentes também entram
em modo piscante, sendo que esse comando é feito por meio de um
sinal de rádiofrequência.

Funcionamento

O projeto é acionado somente quando houver movimentação de
automóvel na pista, ou seja, quando o farol do carro bater nas
tachas solares. Um farol alógeno ilumina até 300 metros, um farol
de xenônio tem um alcance de 400 metros e, baseado nessas in-
formações, pode-se garantir que as tachas sejam acionadas anteci-
padamente, aumentando a sinalização da pista. A outra maneira de
acionamento é manual (em caso de emergência). O motorista aciona
um botão localizado no acostamento da pista e as tachas mudam o
seu estado de iluminação contínua para uma iluminação alternada
(pisca-pisca) sinalizando o estado de emergência para os motoristas
que trafegam no local. Nesse modo, não é necessário o foco de luz no
automóvel, somente com o botão pressionado ela já estará ativada.
O projeto utiliza led’s de alto brilho de 20000 mcd, para que
possam ser visualizados com uma maior intensidade pelos motoristas.
O circuito de carga da bateria opera por meio de um painel solar e
utiliza um CI específico para esse fim.

                                                                        Figura 1- Infográfico

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