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ROBÔ DE ENTRETENIMENTO, EDUCAÇÃO
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INFANTIL E INFANTO-JUVENIL
Notamos que existe uma certa carência atualmente em tecnologia para auxiliar as crianças no ensino para o
seu aprendizado ou entretê-las em seu tempo livre com vídeos divertidos e com brincadeiras. Por isso, nos
motivamos a criar algo que supra essas necessidades em conjunto dentro de casa ou até mesmo na escola,
proporcionando assim uma maior liberdade aos professores e seus pais durante o dia a dia à terem um maior
controle e responsabilidade do que seu filho assiste e o que pesquisa na internet.
PROJETO dulo é somente um enfeite. O aplicativo foi feito com
o framework React Native no Visual Studio. O banco
de dados foi feito no firebase e o programa foi feito
O projeto se trata de um robô que anda em 8 direções em python.
e comunica-se por voz. Tudo isso é feito por meio
de um aplicativo, a mecânica do robô e um software
para a intermediação destes dois. O aplicativo foi fei- RESULTADOS
to para a comunicação entre o usuário responsável
e a máquina, o aplicativo possui 3 tipos de botões Conseguimos realizar o projeto e sanar os proble-
que permitem o controle do movimento, o uso de co- mas que apresentamos, nossa máquina é capaz de
mandos por voz e por texto. A mecânica do robô se ensinar e ajudar a criança no aprendizado, comuni-
trata de 2 motores e 4 rodas, estes, alimentados por car-se quando necessário com os pais quando não
uma bateria que possui uma duração máxima de 4 estiverem por perto e entrete-la em momentos de la-
horas parado e 1,5 horas em movimento constante.E zer e descanso, no futuro, mais funções podem ser
por fim, o software, este é o meio de campo entre adicionadas á ela, como aprender diversas discipli-
o aplicativo e a mecânica, que se encontra em um nas, brincar com a criança, melhorarias na carcaça e
micro computador. O robô também pode auxiliar no acabamento, melhorias internas, como a capacidade
ensino da criança, com o alfabeto e até mesmo com da bateria e melhora na qualidade de componentes
expressões matemáticas. internos, este robô pode ser vendido á organizações
privadas, á escolas públicas e até mesmo ao pelo
FUNCIONAMENTO consumidor final.
O projeto funciona dentro de uma carcaça feita em CURIOSIDADES
madeira sob medida, dividido em 3 módulos, dentro
do primeiro módulo temos um circuito retificador para Tivemos muitas idéias para a criação do visual do
carga da bateria chumbo-ácida de 12 V e 7Ah, com robô, minions, bob esponja, mas por fim, decidimos
LED indicador e um circuito regulador de 5v com um que algo criado por nós seria melhor, aí nasceu
transistor 2N3055 em série para amplificação da cor- floquinho, o pinguim.
rente, 2 motores de 12v e 4a com acionamento por Mais de 2,8 milhões de crianças e jovens estão
meio de uma ponte H para inversão do sentido de fora das escolas ou simplesmente não gostam de
rotação dos motores utilizando um módulo com dois frequentar, então nos motivamos a criar algo que
relés para cada motor e controle de velocidade atra- influencie eles á quererem estudar.
vés de um sinal PWM do microcontrolador que satura O aplicativo tem um tutorial que explica sobre a
um transistor de potência 2N3055 polarizado como utilização do mesmo.
chave , abaixo deste módulo temos 4 rodas, sendo 2 Não existe nenhuma tecnologia deste tipo no
tracionadas, no segundo módulo, temos o raspberry mercado, é um campo que pode ser explorado e
pi alimentado por uma fonte 5v 3a com o tablet para melhorado.
exibir a imagem e uma caixa de som o terceito mó-
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