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3   o       SIMFAT





  Nível 1
              SISTEMA DE MONITORAMENTO E FACILITAÇÃO DO TRÂNSITO





              De acordo com o G1, cerca de 20% da população demora mais de 1 hora para chegar ao trabalho. O aumento
              de veículos nos grandes centros urbanos, colaboram para a formação de grandes congestionamentos. Um
              dos motivos que se tem notado, é de que os cruzamentos com semáforos, em determinada situação, contri-
              buem para esse problema. Pois muitos carros, sem necessidade, ficam parados pela sinalização vermelha
              enquanto outra rua, sem carros, apresenta o sinal verde de passagem. Isso gera uma demora significativa na
              movimentação das vias, levando em conta o tempo de parada nestes cruzamentos.

              PROJETO                                            será mudado para amarelo, e logo depois o verme-
                                                                 lho, indicando parada e a prioridade para o pedestre.
                                                                 E caso não haja carros, todos os semáforos ficarão
              O SIMFAT (Sistema de Monitoramento e Facilitação   vermelhos e neste caso, a passagem de pedestres é
              do Trânsito) tem como objetivo o monitoramento de   sempre liberada.
              veículos nos cruzamentos com semáforos, sinali-
              zando de forma autônoma  a parada  ou passagem
              destes, de acordo com a movimentação da rua. Um    RESULTADOS
              exemplo: Se uma via está vazia com sinal verde,
              enquanto na outra, com sinal vermelho, há carros à   Como resultado, o SIMFAT consegue identificar ve-
              espera; o SIMFAT liberará a passagem dos mesmos,   ículos e a presença  de pedestres que  solicitam  a
              a fim de agilizar o tráfego, já que neste caso não há   passagem. Além disso, de forma agiu e organizada,
              perigo no cruzamento. Ademais, para manter a prio-  através da leitura da tela com  os vídeos captados
              ridade de pedestres, sempre que alguém solicitar a   pela câmera, ele envia sinais aos semáforos que
              passagem na via parando na faixa, o semáforo mos-  acendem suas cores de forma que respeite a ordem
              trará atenção ao motorista e logo depois a parada.   de chegada de cada veículo e a passagem de pedes-
              Assim, não será necessária a longa espera de que   tres. Desta forma, de acordo com os dados de jornais
              todos os semáforos parem para a passagem, como é   que indicam o grande aumento de veículos em cir-
              feito normalmente.                                 culação, facilitará a movimentação dos mesmos. Em
                                                                 suma, ele diminuirá paradas que acabam levando a
              FUNCIONAMENTO                                      atrasos e além disso, sempre priorizará os pedestres
                                                                 e assim o Sistema de Monitoramento e Facilitação do
                                                                 Trânsito obtém êxito.
              O projeto aplica-se na área urbana,  em locais  de
              cruzamentos e circulação através de semáforos. O
              SIMFAT, fará a organização de vias, através de câ-  CURIOSIDADES
              meras em diversos pontos, que  simultaneamente
              monitoram a movimentação  de veículos e pedes-     Acredita-se que é extremamente necessário a aten-
              tres. As imagens captadas por essas câmeras são    ção nos centros urbanos  na colaboração  da movi-
              cruciais para determinar onde deve ou não ser  li-  mentação urbana, para que seja de forma justa. Além
              berada  a passagem. Desta maneira, os semáforos    disso, o monitoramento de vias por câmeras é hoje
              funcionaram de acordo com a chegada dos veículos.   uma realidade importantíssima, pois colabora com a
              A distância destes veículos é determinada por uma   eficiência na segurança. Ademais, usá-la como de-
              linha imaginária  na tela em que o programa moni-  terminação para o  funcionamento de semáforos é
              tora. Então, quem chegar primeiro nesta linha, terá   algo  inovador,  pois  além  de  eficiente  e  autônomo,
              seu semáforo liberado. Além  disso, durante  todo o   não será necessário  a aplicação  de novos equipa-
              processo de monitoramento, sempre que o pedestre   mentos, apenas um software de leitura dos vídeos
              solicitar a passagem, através da percepção de sen-  que já existem.
              sores no local da faixa, o sinal (anteriormente verde)


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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