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3 o SIMFAT
Nível 1
SISTEMA DE MONITORAMENTO E FACILITAÇÃO DO TRÂNSITO
De acordo com o G1, cerca de 20% da população demora mais de 1 hora para chegar ao trabalho. O aumento
de veículos nos grandes centros urbanos, colaboram para a formação de grandes congestionamentos. Um
dos motivos que se tem notado, é de que os cruzamentos com semáforos, em determinada situação, contri-
buem para esse problema. Pois muitos carros, sem necessidade, ficam parados pela sinalização vermelha
enquanto outra rua, sem carros, apresenta o sinal verde de passagem. Isso gera uma demora significativa na
movimentação das vias, levando em conta o tempo de parada nestes cruzamentos.
PROJETO será mudado para amarelo, e logo depois o verme-
lho, indicando parada e a prioridade para o pedestre.
E caso não haja carros, todos os semáforos ficarão
O SIMFAT (Sistema de Monitoramento e Facilitação vermelhos e neste caso, a passagem de pedestres é
do Trânsito) tem como objetivo o monitoramento de sempre liberada.
veículos nos cruzamentos com semáforos, sinali-
zando de forma autônoma a parada ou passagem
destes, de acordo com a movimentação da rua. Um RESULTADOS
exemplo: Se uma via está vazia com sinal verde,
enquanto na outra, com sinal vermelho, há carros à Como resultado, o SIMFAT consegue identificar ve-
espera; o SIMFAT liberará a passagem dos mesmos, ículos e a presença de pedestres que solicitam a
a fim de agilizar o tráfego, já que neste caso não há passagem. Além disso, de forma agiu e organizada,
perigo no cruzamento. Ademais, para manter a prio- através da leitura da tela com os vídeos captados
ridade de pedestres, sempre que alguém solicitar a pela câmera, ele envia sinais aos semáforos que
passagem na via parando na faixa, o semáforo mos- acendem suas cores de forma que respeite a ordem
trará atenção ao motorista e logo depois a parada. de chegada de cada veículo e a passagem de pedes-
Assim, não será necessária a longa espera de que tres. Desta forma, de acordo com os dados de jornais
todos os semáforos parem para a passagem, como é que indicam o grande aumento de veículos em cir-
feito normalmente. culação, facilitará a movimentação dos mesmos. Em
suma, ele diminuirá paradas que acabam levando a
FUNCIONAMENTO atrasos e além disso, sempre priorizará os pedestres
e assim o Sistema de Monitoramento e Facilitação do
Trânsito obtém êxito.
O projeto aplica-se na área urbana, em locais de
cruzamentos e circulação através de semáforos. O
SIMFAT, fará a organização de vias, através de câ- CURIOSIDADES
meras em diversos pontos, que simultaneamente
monitoram a movimentação de veículos e pedes- Acredita-se que é extremamente necessário a aten-
tres. As imagens captadas por essas câmeras são ção nos centros urbanos na colaboração da movi-
cruciais para determinar onde deve ou não ser li- mentação urbana, para que seja de forma justa. Além
berada a passagem. Desta maneira, os semáforos disso, o monitoramento de vias por câmeras é hoje
funcionaram de acordo com a chegada dos veículos. uma realidade importantíssima, pois colabora com a
A distância destes veículos é determinada por uma eficiência na segurança. Ademais, usá-la como de-
linha imaginária na tela em que o programa moni- terminação para o funcionamento de semáforos é
tora. Então, quem chegar primeiro nesta linha, terá algo inovador, pois além de eficiente e autônomo,
seu semáforo liberado. Além disso, durante todo o não será necessário a aplicação de novos equipa-
processo de monitoramento, sempre que o pedestre mentos, apenas um software de leitura dos vídeos
solicitar a passagem, através da percepção de sen- que já existem.
sores no local da faixa, o sinal (anteriormente verde)
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel