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3   o       CHARGE ME





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              Atualmente, há o constante lançamento de inúmeros smartphones e outros dispositivos que permitem as pes-
              soas se conectarem com o mundo, porém, uma das maiores preocupações é a autonomia da bateria do apa-
              relho. Neste cenário, nota-se que ficar sem bateria é um problema. Diante disso, foi proposto e desenvolvido
              o projeto Charge Me: um serviço de energia móvel cuja finalidade é minimizar situações indesejáveis e que
              oferece aluguel de baterias portáteis para que as pessoas possam recarregar seus respectivos celulares e
              dispositivos, sem interromper as atividades que se deseja fazer no momento.



              PROJETO                                            didade ao usuário final, foi desenvolvido um aplicati-
                                                                 vo que acessa a localização do usuário em questão
                                                                 e mostra o local mais próximo para encontrar uma
              A solução proposta é simples e eficaz: basta verifi-  bateria portátil de aluguel.
              car no aplicativo Charme Me qual o ponto de retirada
              mais próximo, fazer a transação rápida do aluguel de
              uma bateria portátil através da leitura de um código  RESULTADOS
              QR (código de barras bidimensional que pode ser fa-
              cilmente escaneado usando a maioria dos telefones   Os resultados alcançados não atendem à princípio
              celulares equipados com câmera), retirar a bateria da   todas as expectativas do grupo desenvolvedor, pois
              Charge Box e devolver a bateria quando desejar em   houveram restrições de tempo de desenvolvimento
              qualquer terminal espalhado pela cidade.           e investimento financeiro. Porém, é notório que com
              Ademais, o projeto se ajusta em uma das 17 metas   a validação  e melhorias  nas soluções  inicialmente
              globais da ONU (Organização das Nações Unidas),    desenvolvidas, é possível de fato, solucionar o pro-
              que é o fornecimento de energia acessível e limpa,   blema da  falta  de bateria de  dispositivos (exempli-
              pois as  baterias portáteis podem ser recarregadas   ficados  por  telefones  celulares)  através  do  aluguel
              através da energia solar.                          de um serviço de energia móvel, que pode inclusive,
                                                                 ser difundido e espalhado em cidades, shoppings, e
              FUNCIONAMENTO                                      aeroportos, uma vez identificado um excelente mer-
                                                                 cado potencial.


              Os elementos que compõem o circuito são basica-
              mente: um Módulo WiFi ESP8266 NodeMcu ESP-12  CURIOSIDADES
              (programado  no ambiente  de desenvolvimento  do
              Arduino); leds que indicarão se há ou não uma ba-  No fim do ano de 2013, André La Motta (atualmente
              teria portátil disponível no compartimento escolhido;   da empresa BR CHARGE), estava em um bar de São
              travas elétricas solenoide; e relés, pois o NodeMcu   Paulo com alguns amigos quando a bateria do seu
              não é capaz de fornecer uma magnitude de tensão    celular descarregou. Ele foi até o balcão a procura de
              necessária para as solenoides.                     uma tomada e lá encontrou um carregador universal
              Com relação aos processos de comunicação e tran-   plugado, disponível para o uso dos clientes. Mas com
              sação  do aluguel  de uma bateria, são utilizados  o   medo  de  ser  roubado,  La  Motta  ficou  aguardando
              protocolo de comunicação MQTT (acrônimo de Mes-    seu aparelho carregar bem ao lado, enquanto seus
              sage Queuing Telemetry Transport), através da inclu-  amigos bebiam e se divertiam. Diante de tal situação,
              são da biblioteca “PubSubClient”, códigos QR, e um   marca-se o início do desenvolvimento  de projetos
              ambiente de simulação da criptomoeda  “ether”, uma   com finalidades similares a do projeto Charge Me.
              das moedas  virtuais  mais populares,  em conjunto
              com sua blockchain, Ethereum.
              Para facilitar ainda mais e visando trazer mais como-


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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