Page 72 - Revista Fetin
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Com a abertura de novos cursos e novas oportunidades, a cada dia o Instituto Nacional de Telecomunicações
vem atraindo novas pessoas, desde novos universitários até empreendedores. Consequentemente, notamos
um aumento no fluxo de alunos, estagiários e funcionários nos horários de intervalo, que resultam em um acu-
mulo de pessoas, formando assim, uma grande fila que acaba causando demora e dificuldade na compra de
seus alimentos. Uma possível solução para melhoria e agilidade no atendimento seria a implementação de um
sistema automatizado de gerenciamento dos pedidos e pagamentos.
PROJETO RESULTADOS
Praticamente todas as pessoas que frequentam o A partir de modelos teóricos controlados fomos ca-
campus, desde estudantes, estagiários e funcioná- pazes de adquirir informações cruciais para definir o
rios, cada um têm a sua carteirinha de identificação. futuro de nosso projeto. Com base no ganho de pro-
Com ela, é possível fazer a identificação de cada dutividade que esse tipo de tecnologia tende a criar,e
uma por radio frequência, ou seja, cada carteirinha sua reduzida ordem de custo imaginamos que sua
tem um numero único armazenado dentro de um cir- adoção seria extremamente bem vinda no campus
cuito interno, que pode ser lido através de um sensor do INATEL.
RFID (Radio-Frequency IDentification). Unindo isso Alem disso a falta de automatização de micro merca-
ao grande fluxo de clientes na cantina, desenvolve- dos é um problema endêmico a maioria, se não to-
mos um projeto que visa melhorar e agilizar o aten- dos, os campus do brasil. Sendo evidente o “gap” no
dimento na hora de realizar seus pedidos utilizando mercado visamos criar uma empresa capaz de pa-
essa identificação. tentear nosso protótipo e produzi-lo em maior escala.
Possibilitando assim em pouco tempo a sua adoção
FUNCIONAMENTO em múltiplas faculdades.
A carteirinha estudantil servira como um cartão de CURIOSIDADES
credito pré-pago. O aluno chega a cantina, escolhe
o que vai comer e logo após, realiza seu pedido dire- O projeto foi inspirado nas comandas eletrônicas
tamente com o atendente disponível entregando-lhe de restaurantes como o GRAAL,devido a sua alta
sua carteirinha. O atendente ira anotar o pedido em segurança,confiabilidade, seu aumento de produtivi-
uma lista pré-definida com todos os produtos disponí- dade e sua inerente reusabilidade que garante uma
veis e cada produto com seu devido valor. Ao finalizar tecnologia completamente verde devido a redução
o pedido, essa lista gerara um valor total do pedido, do uso das comandas de papel.
que sera debitado da carteirinha estudantil através O RFID e uma tecnologia com uma amplitude de
de um sensor RFID ligado a um microcontrolador usos virtualmente infinita durante nossas pesquisas
(NodeMCU) conectado a internet, onde só o aten- iniciais descobrimos uma empresa que utilizava o
dente tem o acesso a esse sistema. O aluno pode RFID para automatizar chopeiras para cortar custos
efetuar recargas de qualquer valor e a qualquer dia com barmans criando algo como um “self-service” de
nos horários de funcionamento do estabelecimento. cerveja.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel