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              Com a abertura de novos cursos e novas oportunidades, a cada dia o Instituto Nacional de Telecomunicações
              vem atraindo novas pessoas, desde novos universitários até empreendedores. Consequentemente, notamos
              um aumento no fluxo de alunos, estagiários e funcionários nos horários de intervalo, que resultam em um acu-
              mulo de pessoas, formando assim, uma grande fila que acaba causando demora e dificuldade na compra de
              seus alimentos. Uma possível solução para melhoria e agilidade no atendimento seria a implementação de um
              sistema automatizado de gerenciamento dos pedidos e pagamentos.



              PROJETO                                            RESULTADOS



              Praticamente todas as  pessoas que frequentam o    A partir de modelos teóricos controlados fomos ca-
              campus, desde  estudantes, estagiários  e funcioná-  pazes de adquirir informações cruciais para definir o
              rios, cada um têm a sua carteirinha de identificação.   futuro de nosso projeto. Com base no ganho de pro-
              Com  ela,  é  possível  fazer  a  identificação  de  cada   dutividade que esse tipo de tecnologia tende a criar,e
              uma por radio frequência, ou seja, cada carteirinha   sua reduzida ordem de custo imaginamos que sua
              tem um numero único armazenado dentro de um cir-   adoção seria extremamente bem vinda no campus
              cuito interno, que pode ser lido através de um sensor   do INATEL.
              RFID (Radio-Frequency  IDentification). Unindo  isso   Alem disso a falta de automatização de micro merca-
              ao grande fluxo de clientes na cantina, desenvolve-  dos é um problema endêmico a maioria, se não to-
              mos um projeto que visa melhorar e agilizar o aten-  dos, os campus do brasil. Sendo evidente o “gap” no
              dimento na hora de realizar seus pedidos utilizando   mercado visamos criar uma empresa capaz de  pa-
              essa identificação.                                tentear nosso protótipo e produzi-lo em maior escala.
                                                                 Possibilitando assim  em pouco tempo a sua  adoção
              FUNCIONAMENTO                                      em múltiplas faculdades.

              A carteirinha estudantil servira como um cartão de  CURIOSIDADES

              credito pré-pago. O aluno chega a cantina, escolhe
              o que vai comer e logo após, realiza seu pedido dire-  O  projeto  foi inspirado nas  comandas eletrônicas
              tamente com o atendente disponível entregando-lhe   de restaurantes  como o GRAAL,devido  a sua alta
              sua carteirinha. O atendente ira anotar o pedido em   segurança,confiabilidade, seu aumento de produtivi-
              uma lista pré-definida com todos os produtos disponí-  dade e sua inerente reusabilidade que garante uma
              veis e cada produto com seu devido valor. Ao finalizar   tecnologia completamente verde devido a  redução
              o pedido, essa lista gerara um valor total do pedido,   do uso das comandas de papel.
              que sera  debitado da carteirinha estudantil através   O  RFID  e uma tecnologia  com uma amplitude de
              de um  sensor RFID  ligado a  um  microcontrolador   usos virtualmente infinita durante nossas pesquisas
              (NodeMCU)  conectado  a internet, onde  só o aten-  iniciais  descobrimos uma empresa que  utilizava  o
              dente tem o acesso a esse sistema. O aluno pode    RFID para automatizar chopeiras para cortar custos
              efetuar recargas de qualquer valor e a qualquer dia   com barmans criando algo como um “self-service” de
              nos horários de funcionamento do estabelecimento.  cerveja.












              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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