Page 128 - Revista Fetin
P. 128

128       WAY DRONE








              Desde os anos 60, os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) já são utilizados para conclusão de tarefas com
              o objetivo de facilitar a vida humana[1]. Atualmente os drones são os mais utilizados e podem fazer filmagens,
              reconhecimento de terrenos, monitoramentos, entre outros serviços[2]. O projeto Way Drone vem com intuito
              de expandir as tarefas que um drone pode fazer, trazendo de forma inovadora, um sistema capaz de controlar,
              por meio de rede móvel, o drone por um trajeto previamente estipulado pelo proprietário.



              PROJETO                                            que ocorrer a decolagem. Para auxiliar o pouso da
                                                                 aeronave, será fixado um QR code grande em um
                                                                 ponto onde não haja nenhum obstáculo. Quando o
              A Way Drone tem como ideia principal a automa-     drone chegar no ponto de pouso utiliza a câmera
              tização do voo de drones e a solução foi imple-    para localizar esse QR code e se orienta por ele.
              mentada através de um software e um hardware. A
              parte de software é composta por dois programas.
              O primeiro realiza a interface entre o usuário e o  RESULTADOS
              drone.  O  segundo  fica  em  um Arduino  fixado  na
              aeronave, sendo  esse, responsável por  todos os   O leque de utilidades que nosso projeto abrange
              processamentos que serão executados no drone.      é extremamente grande e tem um ótimo custo be-
              A parte de Hardware é composta por um módu-        nefício nas áreas em que pode atuar. Atualmente,
              lo GPRS, responsável pela comunicação entre o      para realizar a entrega de um determinado produ-
              drone e o programa, um módulo GPS que orienta      to,  as  transportadoras  têm  custos  elevados,  cor-
              o  drone  no  percurso  estabelecido  e  um Arduíno.   rem riscos com acidentes e afetam o meio ambien-
              Um acelerômetro, um giroscópio, um barômetro e     te. Para essa finalidade, nosso projeto irá diminuir
              uma bússola são os sensores responsáveis pelas     os custos, os riscos e não causará nenhum dado
              informações necessárias para a movimentação. O     ao meio ambiente.  Se relacionado a uma  função
              drone ainda dispõe de uma câmera, cuja função é    de monitoramento, esse pode fazer turnos mais
              auxiliar a aeronave no pouso.                      frequentes,  aumentando a  segurança do  local[3].
                                                                 Em serviços relacionados a reconhecimento de
              FUNCIONAMENTO                                      terrenos, o trabalho pode ser feito de uma forma
                                                                 autônoma, deixando o proprietário do drone livre
                                                                 para fazer outras atividades.
              No programa o usuário entra com seu login e es-
              colhe o drone que deseja o deslocamento. O pro-
              grama abri uma tela onde será informado o pon- CURIOSIDADES
              to  de  partida  e  o  destino  final.  No  momento  que
              os  dados  são  preenchidos  e  o  usuário  solicita  o   Em maio, a ANAC aprovou o regulamento especial para
              deslocamento, o programa toma duas análises im-    utilização de aeronaves não tripuladas[4] e esse foi um
              portantes para a conclusão do trajeto. A primeira é   grande passo para a implementação do nosso projeto.
              uma análise da bateria do drone, afim de garantir   No entanto, a regulamentação diz que um drone não
              que o mesmo terá autonomia para percorrer todo     pode chegar a mais de 30m horizontais de uma pessoa
              o percurso e a segunda será da possibilidade de    sem autorização. Essa autorização é devido ao risco
              ocorrer colisões com outros drones nesse trajeto.   que a aeronave pode causar se perder seu controle. Foi
              Ao término das averiguações,  o  programa  envia   pensando nisso que nós desenvolvemos um paraque-
              ao drone o trajeto a ser percorrido. Quando o dro-  das de segurança, que será acionado caso o drone per-
              ne recebe o trajeto envia um aviso ao programa     ca controle durante o voo. O acionamento é mecânico e
              confirmando o recebimento e um outro aviso assim   independente de energia elétrica.


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   123   124   125   126   127   128   129   130