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Digital Twin
Equipe: Aline Patta Marcondes
Orientador: Renzo Paranaíba Mesquita
Os chamados ambientes inteligentes buscam conforto do usuário e automação, simplifican-
do e facilitando a interação dos usuários com equipamentos e recursos. Uma das formas
de facilitar a interação do usuário com o ambiente é por meio da combinação de interfaces
gráficas, software e conexão de rede. Baseado neste princípio, surgiu a ideia de Digital
Twin, que permite o usuário controlar usando somente a projeção 3D, interagindo com o
ambiente físico por meio da interface virtual. A proposta deste projeto é, utilizando o concei-
to de Digital Twin, controlar recursos de um cômodo.
projeto
A proposta deste projeto é controlar a iluminação de um cômodo usando o conceito Digital
Twin. Usando a ferramenta Blender, será feito um modelo 3D do controle de iluminação
do ambiente. Esse modelo, por meio de um software, permite a interação completamente
virtual do usuário. O resultado desta interação, é o envio de comandos para o hardware de
controle físico da iluminação. Por meio da plataforma Arduino pode-se fazer o controle da
iluminação. Ela está conectada ao computador e recebe o comando do usuário vindo da
interação com o modelo 3D. Recebido o comando, uma interface controla, pela plataforma
Arduino, a iluminação no ambiente real.
funcionamento
Um modelo virtual do cômodo a ser controlado foi feito no Recebido o comando, O Arduino controle um módulo de
Blender. Este modelo foi carregado no Unity, que permite relé, que liga e desliga energia elétrica no abajur. Também
criar a simulação. Ao item controlado (a lâmpada de um em C#, no ambiente Unity, foi desenvolvido um display que
abajur) é associado um código C#, que permite enviar co- apresenta o gasto com energia elétrica, se a lâmpada es-
mandos ao Arduino, toda vez que o elemento recebe um tiver acesa
clique no ambiente Unity.
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