Page 60 - INATEL - Revista Fetin 39ª- Vol8
P. 60

Digital Twin













                                                  Equipe: Aline Patta Marcondes
                                                  Orientador: Renzo Paranaíba Mesquita






                                 Os chamados ambientes inteligentes buscam conforto do usuário e automação, simplifican-
                                 do e facilitando a interação dos usuários com equipamentos e recursos. Uma das formas
                                 de facilitar a interação do usuário com o ambiente é por meio da combinação de interfaces
                                 gráficas, software e conexão de rede. Baseado neste princípio, surgiu a ideia de Digital
                                 Twin, que permite o usuário controlar usando somente a projeção 3D, interagindo com o
                                 ambiente físico por meio da interface virtual. A proposta deste projeto é, utilizando o concei-
                                 to de Digital Twin, controlar recursos de um cômodo.





                                 projeto



                                 A proposta deste projeto é controlar a iluminação de um cômodo usando o conceito Digital
                                 Twin. Usando a ferramenta Blender, será feito um modelo 3D do controle de iluminação
                                 do ambiente. Esse modelo, por meio de um software, permite a interação completamente
                                 virtual do usuário. O resultado desta interação, é o envio de comandos para o hardware de
                                 controle físico da iluminação. Por meio da plataforma Arduino pode-se fazer o controle da
                                 iluminação. Ela está conectada ao computador e recebe o comando do usuário vindo da
                                 interação com o modelo 3D. Recebido o comando, uma interface controla, pela plataforma
                                 Arduino, a iluminação no ambiente real.









       funcionamento



       Um modelo virtual do cômodo a ser controlado foi feito no  Recebido o comando, O Arduino controle um módulo de
       Blender. Este modelo foi carregado no Unity, que permite  relé, que liga e desliga energia elétrica no abajur. Também
       criar a simulação. Ao item controlado  (a lâmpada  de um  em C#, no ambiente Unity, foi desenvolvido um display que
       abajur) é associado um código C#, que permite enviar co-  apresenta o gasto com energia elétrica, se a lâmpada es-
       mandos ao Arduino, toda vez que o elemento recebe um  tiver acesa
       clique no ambiente Unity.










       Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65