Page 42 - Revista Fetin
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e-Seat
INDÚSTRIA,
9 INOVAÇÃO E
INFRAESTRUTURAS
Uma proposta automatizada de conforto
para idosos, gestantes e deficientes.
Equipe
40ª
Felipe Pereira Silveira - GEA - P8
Orientador
Egídio Raimundo Neto
Proposta do projeto “e-Seat”, é um banco que, através de um movimento de 90 graus no sentido ho-
rário e, posteriormente, se locomove para fora do automóvel, permitindo que idosos, gestantes e defi-
cientes físicos entrem no carro com mais conforto, comodidade e segurança. Todos os movimentos ci-
tados são feitos através do acionamento de comandos elétricos com suporte em braile e por comando
de voz através de uma Inteligência Artificial integrada ao carro, permitindo controlar os movimentos do
e-Seat, além de outras funções como som, informações sobre o clima e funcionalidades de assistente
virtual.
Projeto
O e-Seat consiste em um banco de carro do passageiro, com o intuito de realizar um movimento de no-
venta graus no sentido horário e posteriormente, com a pessoa alocada no assento, movimentar-se de
forma análoga para a posição inicial. Esses movimentos são feitos a partir do comando de um controle,
o qual estará fixo ao painel frontal do carro, ou por comando de voz, utilizando uma Inteligência Artificial
integrada ao carro. Além disso, o controle possui comandos de inclinação ao encosto, que proporcionam
maior comodidade e conforto ao passageiro. Foi desenvolvido um suporte no painel frontal utilizando um
sistema de escrita tátil em alto relevo, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão possam utilizar o
e-Seat de maneira independente.
Funcionamento
O projeto conta com um mecanismo mecânico/elétrico que promove a rotação do eixo no qual o banco
está acoplado. Além do comando manual, o e-Seat conta com reconhecimento de voz para acionamento
de comandos, além de outros comandos como seleção de músicas, informações sobre o clima na região
e conversas no modelo de assistente pessoal. Para isso, foi utilizado uma Inteligência Artificial que reco-
nhece a fala do usuário e converte o comando recebido para uma comunicação Serial com um Arduino,
também acoplado ao projeto, que por fim envia um pulso elétrico ao módulo relé, permitindo o aciona-
mento do motor ao qual o comando está vinculado. Foi desenvolvida uma modelagem 3D da tampa do
porta-luvas do automóvel, local onde se encontra toda a parte elétrica e eletrônica do projeto, em que os
comandos manuais estão numerados utilizando o sistema de escrita Braille, para que os usuários do pro-
jeto que possuem deficiência visual possam saber a funcionalidade de cada comando do controle manual.
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