Page 110 - revista-vol-10
P. 110
RankME
EDUCAÇÃO DE
4 QUALIDADE
Ranking para Motivação
Estudantil
Equipe
Arthur O. Vilela - P2 - GES | Leonardo Luciano A. M. Júnior - P2 - GES
Lucas T. de Souza - P4 - GES | Thiago G. C. da Cunha - P2 - GET
Orientador
Prof. Carlos Francisco de Almeida Cavalcanti Ribeiro
Após 2 anos de aulas remotas, vivemos um momento de retorno e readaptação às aulas presenciais. E
agora, talvez mais do que nunca, os estudantes passam por um momento de dificuldade em relação ao
foco, sendo notável que os alunos passaram a demonstrar falta de interesse pelas aulas, fazendo com
que o desempenho caísse drasticamente. Dessa forma, temos a possibilidade de implementar um mé-
todo novo no cotidiano de estudos, o conceito de Gamificação na Educação. Utilizando dos elementos
disponíveis, como a tecnologia, podemos aumentar o engajamento dos estudantes nas aulas de manei-
ra dinâmica.
Projeto
O sistema consiste em uma aplicação que fornece acesso a estudantes e professores. Iniciando o semes-
tre, os professores farão o cadastro de suas turmas para que sejam criadas sessões. Em sequência, os
alunos se cadastram nas turmas para receberem notificações e fazerem parte dos ranks. Os professores
são responsáveis por alimentar o Banco de Questões, dividido por tópicos referentes à matéria. Conforme
as aulas passam, o professor atualiza o sistema com informações sobre o conteúdo ministrado e o siste-
ma passará a disponibilizar as perguntas dos tópicos , sendo assim, o aluno tem a chance de responder
às questões e uma nota será aplicada. Ao final, tem-se uma pontuação que medirá com maior eficácia o
quanto do conteúdo foi possível absorver durante o semestre.
Funcionamento
Através de um backend que provê uma API RESTful pode-se realizar operações no sistema. Essas alte-
rações vão desde um cadastro de usuário, até consultas sobre as perguntas e respostas. Para consumo
das rotas da API, é necessário autenticar-se através de um login que fornece um JWT, o que mantém a
segurança de uso do sistema. É importante ressaltar que o usuário pode ser um aluno ou professor, e
nesses casos, uma validação é feita para saber se a rota requisitada pode ser usada ou não pelo usuário.
O backend utiliza o framework NestJs com apoio do TypeOrm para estruturação do banco de dados e co-
nexões, no caso, usa-se o PostgreSQL como SGBD. Para o usuário final, o sistema é apresentado através
de um frontend feito em ReactJs. O frontend possui as telas de cadastro, login e acesso ao dashboard de
perguntas, por exemplo.
110 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel