Page 102 - INATEL - Revista Fetin 42ª - Final
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PROJETO VENCEDOR
3º Lugar • Nível 2
PEF
Plataforma de Educação Financeira
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
No modelo de sociedade atual, a importância do dinheiro é evidente, pois é por meio dele que se torna possível
garantir que todos tenham acesso aos bens e serviços básicos que proporcionam conforto e qualidade de vida.
No entanto, pesquisas identificaram que o acesso dos brasileiros à educação financeira é escasso. Um dado que
corrobora a gravidade desse problema é o fato de que, segundo a Serasa, em 2022, havia uma quantidade de 69,4
milhões de pessoas inadimplentes no país. Apesar dessa problemática estar se tornando cada vez mais notória,
são poucas as iniciativas governamentais implementadas para instruir efetivamente a população sobre o assunto
e combater essa situação de forma eficaz.
PROJETO
A solução definida foi mapeada junto a especialistas e usuários, priorizando os seguintes aspec-
tos: (a) deve permitir que pessoas de todas as classes sociais tenham fácil acesso, (b) deve ser didático,
intuitivo e despertar o interesse do usuário, e (c) deve ensinar conceitos reais e cotidianos sobre finanças.
Essa solução será composta por uma plataforma de aprendizagem e um jogo direcionado ao
público infanto-juvenil. A plataforma será um site onde o usuário encontrará conteúdos para
descobrir o mundo das finanças desde o básico, informações que facilitem o uso do jogo e dicas de economia.
O jogo, por sua vez, será um simulador de vida financeira, onde o usuário controlará um personagem e terá
que administrar seu dinheiro, enfrentando taxas de inflação e juros baseadas em valores reais. Além disso,
o usuário deverá garantir um índice de qualidade de vida estável para o personagem, equilibrando os gastos e in-
vestimentos.
VALIDAÇÃO DA IDEIA
Durante o processo de elaboração da ideia, foram consultados dois profissionais da área da educação
financeira: o professor de matemática financeira e análise de investimentos Kennedy Barros Dias Leão,
pós-graduado em finanças pela Universidade Federal de Itajubá, e o professor de economia do Inatel,
Vinícius Montgomery. Ambos apoiaram o modelo proposto e afirmaram que a problemática é real, destacando a
necessidade de criação de iniciativas que incentivem os brasileiros a terem contato com esse tipo de conteúdo.
Além disso, foi entrevistado o jovem e possível usuário Juliano Kennedy Rodrigues, recém-ingressante no
mercado de trabalho, que relatou não ter tido contato com o assunto na escola e expressou o desejo de
aprender a gerenciar seu dinheiro com maior confiança. Esses feedbacks reforçaram a importância e a
relevância da solução proposta.
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