Page 102 - INATEL - Revista Fetin 42ª - Final
P. 102

PROJETO VENCEDOR
                                                              3º Lugar • Nível 2







             PEF




             Plataforma de Educação Financeira





             PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
             No modelo de sociedade atual, a importância do dinheiro é evidente, pois é por meio dele que se torna possível
             garantir que todos tenham acesso aos bens e serviços básicos que proporcionam conforto e qualidade de vida.
             No entanto, pesquisas identificaram que o acesso dos brasileiros à educação financeira é escasso. Um dado que
             corrobora a gravidade desse problema é o fato de que, segundo a Serasa, em 2022, havia uma quantidade de 69,4
             milhões de pessoas inadimplentes no país. Apesar dessa problemática estar se tornando cada vez mais notória,
             são poucas as iniciativas governamentais implementadas para instruir efetivamente a população sobre o assunto
             e combater essa situação de forma eficaz.


             PROJETO

             A  solução  definida  foi  mapeada  junto  a  especialistas  e  usuários,  priorizando  os  seguintes  aspec-
             tos:  (a)  deve  permitir  que  pessoas  de  todas  as  classes  sociais  tenham  fácil  acesso,  (b)  deve  ser  didático,
             intuitivo  e  despertar  o  interesse  do  usuário,  e  (c)  deve  ensinar  conceitos  reais  e  cotidianos  sobre  finanças.
             Essa  solução  será  composta  por  uma  plataforma  de  aprendizagem  e  um  jogo  direcionado  ao
             público  infanto-juvenil.  A  plataforma  será  um  site  onde  o  usuário  encontrará  conteúdos  para
             descobrir o mundo das finanças desde o básico, informações que facilitem o uso do jogo e dicas de economia.
             O  jogo,  por  sua  vez,  será  um  simulador  de  vida  financeira,  onde  o  usuário  controlará  um  personagem  e  terá
             que  administrar  seu  dinheiro,  enfrentando  taxas  de  inflação  e  juros  baseadas  em  valores  reais.  Além  disso,
             o usuário deverá garantir um índice de qualidade de vida estável para o personagem, equilibrando os gastos e in-
             vestimentos.


             VALIDAÇÃO DA IDEIA

             Durante  o  processo  de  elaboração  da  ideia,  foram  consultados  dois  profissionais  da  área  da  educação
             financeira:  o  professor  de  matemática  financeira  e  análise  de  investimentos  Kennedy  Barros  Dias  Leão,
             pós-graduado  em  finanças  pela  Universidade  Federal  de  Itajubá,  e  o  professor  de  economia  do  Inatel,
             Vinícius Montgomery. Ambos apoiaram o modelo proposto e afirmaram que a problemática é real, destacando a
             necessidade de criação de iniciativas que incentivem os brasileiros a terem contato com esse tipo de conteúdo.
             Além  disso,  foi  entrevistado  o  jovem  e  possível  usuário  Juliano  Kennedy  Rodrigues,  recém-ingressante  no
             mercado  de  trabalho,  que  relatou  não  ter  tido  contato  com  o  assunto  na  escola  e  expressou  o  desejo  de
             aprender  a  gerenciar  seu  dinheiro  com  maior  confiança.  Esses  feedbacks  reforçaram  a  importância  e  a
             relevância da solução proposta.







               102          Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   97   98   99   100   101   102   103   104   105   106   107