Page 20 - INATEL - Revista Fetin 42ª - Final
P. 20
App Partilhe+
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
O problema identificado se refere à falta de um ambiente centralizado e de fácil acesso que permita uma conexão
direta entre instituições/ONGs e pessoas doadoras, seja para doações financeiras, de alimentos, vestimentas, san-
gue, entre outros. Atualmente, quando há interesse em ajudar uma instituição, não existe um caminho fácil a seguir,
sendo necessário procurar informações relevantes em diversas plataformas ou até mesmo encontrar o número
de telefone da instituição para prosseguir. Por outro lado, as instituições também recorrem a diversas maneiras de
divulgar suas campanhas na tentativa de arrecadar doações, tentativas estas que muitas vezes não geram o resul-
tado esperado ou que podem ser melhoradas.
PROJETO
A solução para esse problema envolve a construção de um aplicativo que conecte as organizações com as pessoas
que desejam doar. Esse aplicativo inclui recursos e funcionalidades onde o usuário pode criar um perfil de doador
ou um perfil personalizado para sua organização. O doador terá a facilidade de escolher o que deseja doar (dinheiro,
roupas, sangue, etc.) e também receberá alertas de arrecadações próximas a ele. Além disso, será possível realizar
doações financeiras de forma segura para a organização. O objetivo é fornecer uma plataforma centralizada e fácil
de usar para que as pessoas possam encontrar organizações confiáveis e realizar doações de maneira simples e
segura. Essa iniciativa aumenta a visibilidade das instituições e, ao mesmo tempo, torna a doação fácil e segura
para o doador.
VALIDAÇÃO DA IDEIA
A validação da ideia foi realizada diretamente com uma representante da ONG “Associação de Caridade de Pouso
Alegre”, cujo objetivo é ajudar pessoas em situação de marginalização na cidade de Pouso Alegre, MG. Durante a
discussão, abordamos as maiores barreiras enfrentadas pelas instituições ao arrecadar doações, e a representante
Giovana informou que a maior dificuldade é encontrar e se conectar com doadores. Ela ressaltou que atualmente a
divulgação através das redes sociais é a forma de tentar chamar a atenção de doadores, porém isso não gera tanta
visibilidade. Giovana complementou dizendo que a solução proposta seria eficaz tanto para a instituição quanto
para o doador, visto que torna a conexão mais fácil, efetiva e direta.
20 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel