Page 78 - INATEL - Revista Fetin 42ª - Final
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Inacard











             PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
             Os membros da comunidade acadêmica do INATEL, incluindo alunos e funcionários, estão alocados com uma ja-
             nela temporal de 15 a 20 minutos para o intervalo destinado ao café. Contudo, com base em entrevistas realizadas
             no campus, identificou-se que esse intervalo se demonstra insuficiente para realizar de maneira substancial tanto a
             alimentação quanto o repouso necessários. Essa inadequação resulta, em parte, do tempo gasto no deslocamento
             até a cantina, que, em média, consome 2 minutos (totalizando 4 minutos considerando a ida e a volta). Além disso,
             surgem atrasos frequentes no momento da aquisição de alimentos. Conforme relatado pelos entrevistados, após
             chegarem à cantina, eles demandam, em média, de 5 a 7 minutos para efetuar o pedido e receber os itens solici-
             tados, totalizando 10 minutos. Esse somatório temporal não proporciona um período suficiente para uma refeição
             adequada durante o intervalo estabelecido.



             PROJETO
             A solução proposta consiste na automação do processo de transação na cantina por meio da introdução de um
             sistema que integra um cartão de crédito exclusivo e, posteriormente, um aplicativo. O propósito fundamental des-
             te sistema é a redução substancial dos tempos de espera em filas de atendimento e o encurtamento do período
             exigido para a obtenção dos produtos por parte dos usuários. Adicionalmente, esta automação visa a otimização
             do tempo alocado pelos funcionários na anotação de seus gastos em notas promissórias, resultando em melhorias
             tangíveis na eficiência operacional do processo em questão. A introdução dessa solução técnica e inovadora visa
             não apenas atender às necessidades dos usuários, mas também promover uma gestão mais eficaz e precisa das
             transações na cantina do estabelecimento.


             VALIDAÇÃO DA IDEIA

             Os avaliadores, entre alunos e colaboradores, expressaram grande entusiasmo e apoio à proposta de automação
             do processo de transação na cantina do Inatel. Eles destacaram a expectativa de redução dos tempos de espera
             em filas, a otimização do trabalho dos funcionários, a facilidade de uso para os usuários e a melhoria geral na efici-
             ência operacional da cantina. Além disso, ressaltaram a importância dessa inovação para a comunidade acadêmica
             e a capacidade dos alunos em aplicar conhecimentos teóricos na resolução de problemas práticos. Todos concor-
             daram que essa iniciativa representará uma mudança significativa e positiva para o ambiente acadêmico.













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