Page 78 - INATEL - Revista Fetin 42ª - Final
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PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
Os membros da comunidade acadêmica do INATEL, incluindo alunos e funcionários, estão alocados com uma ja-
nela temporal de 15 a 20 minutos para o intervalo destinado ao café. Contudo, com base em entrevistas realizadas
no campus, identificou-se que esse intervalo se demonstra insuficiente para realizar de maneira substancial tanto a
alimentação quanto o repouso necessários. Essa inadequação resulta, em parte, do tempo gasto no deslocamento
até a cantina, que, em média, consome 2 minutos (totalizando 4 minutos considerando a ida e a volta). Além disso,
surgem atrasos frequentes no momento da aquisição de alimentos. Conforme relatado pelos entrevistados, após
chegarem à cantina, eles demandam, em média, de 5 a 7 minutos para efetuar o pedido e receber os itens solici-
tados, totalizando 10 minutos. Esse somatório temporal não proporciona um período suficiente para uma refeição
adequada durante o intervalo estabelecido.
PROJETO
A solução proposta consiste na automação do processo de transação na cantina por meio da introdução de um
sistema que integra um cartão de crédito exclusivo e, posteriormente, um aplicativo. O propósito fundamental des-
te sistema é a redução substancial dos tempos de espera em filas de atendimento e o encurtamento do período
exigido para a obtenção dos produtos por parte dos usuários. Adicionalmente, esta automação visa a otimização
do tempo alocado pelos funcionários na anotação de seus gastos em notas promissórias, resultando em melhorias
tangíveis na eficiência operacional do processo em questão. A introdução dessa solução técnica e inovadora visa
não apenas atender às necessidades dos usuários, mas também promover uma gestão mais eficaz e precisa das
transações na cantina do estabelecimento.
VALIDAÇÃO DA IDEIA
Os avaliadores, entre alunos e colaboradores, expressaram grande entusiasmo e apoio à proposta de automação
do processo de transação na cantina do Inatel. Eles destacaram a expectativa de redução dos tempos de espera
em filas, a otimização do trabalho dos funcionários, a facilidade de uso para os usuários e a melhoria geral na efici-
ência operacional da cantina. Além disso, ressaltaram a importância dessa inovação para a comunidade acadêmica
e a capacidade dos alunos em aplicar conhecimentos teóricos na resolução de problemas práticos. Todos concor-
daram que essa iniciativa representará uma mudança significativa e positiva para o ambiente acadêmico.
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