Page 116 - INATEL - Revista Fetin 43ª-completa (2)
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Sistema de emergência
para ocorrências
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
Em situações de emergência, cada segundo é precioso para o socorro ser efetivo, porém muitas pessoas ainda não
têm conhecimento ou esquecem os números de serviços como a polícia, bombeiros e ambulância. A ausência dessas
informações, atrelada com o nervosismo, podem gerar danos irreversíveis. Pensando nisso, desenvolvemos nosso aplicativo,
Simple Living, uma solução rápida e intuitiva que tem o objetivo facilitar o acesso ao pedido de ajuda. O app permite que
em apenas três toques, menos passos que o próprio sistema de discagem rápida do aparelho celular, o usuário entre em
contato direto com os serviços de emergência de sua região, sendo totalmente adaptável a região em que o usuário se
encontra. Além disso, traz recursos adicionais, como a uma ficha médica que conta com alergias e tipos de medicamentos
que o usuário utiliza e um botão de SOS, que quando acionado entra em contato, em chamada de vídeo, com cinco pessoas
selecionadas ou com as autoridades responsáveis.
FUNCIONAMENTO DO PROJETO
O projeto funciona através de um aplicativo, que poderá ser baixado através dos serviços de distribuição digitais, tais como
o “Google Play” e a “App Store”. No aplicativo em si, o usuário poderá realizar chamadas para responsáveis que auxiliam
em emergências, como a polícia, os bombeiros, ou o serviço de ambulância, como o SAMU. Também poderá entrar em
vídeochamada com as pessoas que cadastrar como suas responsáveis no próprio aplicativo, estas que poderão atualizar
a sua ficha médica que também terá na aplicação. Além disso, o usuário também poderá ver a localização desses postos
citados anteriormente pelo próprio aplicativo caso queira chegar nesses locais por si mesmo. O aplicativo necessita que o
usuário possua uma conta Google, para que possa se cadastrar e autenticar a sua conta. E necessita que no primeiro acesso
ao app, o usuário esteja conectado à internet, para que possa mandar os seus dados cadastrais para o banco de dados da
aplicação e realizar os devidos processos.
METODOLOGIA E VALIDAÇÃO DA IDEIA
Os recursos tecnológicos usados no desenvolvimento do aplicativo incluíram o framework Flutter, da Google, um kit de
desenvolvimento de interface de usuário baseado na linguagem Dart, ideal para criar aplicativos Web e para sistemas
como Android, iOS, Windows, macOS, Linux e Fuchsia. Outro recurso essencial foi o banco de dados Firebase, também
da Google, escolhido por suas várias funcionalidades, documentação extensa, autenticação, armazenamento em nuvem,
entre outros. O projeto seguiu uma metodologia de desenvolvimento ágil, com várias validações e etapas dinâmicas. O
modelo que mais se aproximou do processo usado pela equipe foi o “Modelo em V”, que inclui validações contínuas durante
o desenvolvimento. O aplicativo foi avaliado pelo orientador da equipe e validado por engenheiros do Inatel e pela diretoria
da faculdade. Uma aplicação semelhante existente é o “Meu SUS Digital”, mantido pelo Ministério da Saúde, mas com
funcionalidades diferentes. O “Simple Living”, nosso projeto, foca na saúde de forma mais direta.
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