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Sistema de emergência



             para ocorrências








             PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
             Em situações de emergência, cada segundo é precioso para o socorro ser efetivo, porém muitas pessoas ainda não
             têm conhecimento ou esquecem os números de serviços como a polícia, bombeiros e ambulância. A ausência dessas
             informações, atrelada com o nervosismo, podem gerar danos irreversíveis. Pensando nisso, desenvolvemos nosso aplicativo,
             Simple Living, uma solução rápida e intuitiva que tem o objetivo facilitar o acesso ao pedido de ajuda. O app permite que
             em apenas três toques, menos passos que o próprio sistema de discagem rápida do aparelho celular, o usuário entre em
             contato direto com os serviços de emergência de sua região, sendo totalmente adaptável a região em que o usuário se
             encontra. Além disso, traz recursos adicionais, como a uma ficha médica que conta com alergias e tipos de medicamentos
             que o usuário utiliza e um botão de SOS, que quando acionado entra em contato, em chamada de vídeo, com cinco pessoas
             selecionadas ou com as autoridades responsáveis.



             FUNCIONAMENTO DO PROJETO
             O projeto funciona através de um aplicativo, que poderá ser baixado através dos serviços de distribuição digitais, tais como
             o “Google Play” e a “App Store”. No aplicativo em si, o usuário poderá realizar chamadas para responsáveis que auxiliam
             em emergências, como a polícia, os bombeiros, ou o serviço de ambulância, como o SAMU. Também poderá entrar em
             vídeochamada com as pessoas que cadastrar como suas responsáveis no próprio aplicativo, estas que poderão atualizar
             a sua ficha médica que também terá na aplicação. Além disso, o usuário também poderá ver a localização desses postos
             citados anteriormente pelo próprio aplicativo caso queira chegar nesses locais por si mesmo. O aplicativo necessita que o
             usuário possua uma conta Google, para que possa se cadastrar e autenticar a sua conta. E necessita que no primeiro acesso
             ao app, o usuário esteja conectado à internet, para que possa mandar os seus dados cadastrais para o banco de dados da
             aplicação e realizar os devidos processos.



             METODOLOGIA E VALIDAÇÃO DA IDEIA
             Os recursos tecnológicos usados no desenvolvimento do aplicativo incluíram o framework Flutter, da Google, um kit de
             desenvolvimento de interface de usuário baseado na linguagem Dart, ideal para criar aplicativos Web e para sistemas
             como Android, iOS, Windows, macOS, Linux e Fuchsia. Outro recurso essencial foi o banco de dados Firebase, também
             da Google, escolhido por suas várias funcionalidades, documentação extensa, autenticação, armazenamento em nuvem,
             entre outros. O projeto seguiu uma metodologia de desenvolvimento ágil, com várias validações e etapas dinâmicas. O
             modelo que mais se aproximou do processo usado pela equipe foi o “Modelo em V”, que inclui validações contínuas durante
             o desenvolvimento. O aplicativo foi avaliado pelo orientador da equipe e validado por engenheiros do Inatel e pela diretoria
             da faculdade. Uma aplicação semelhante existente é o “Meu SUS Digital”, mantido pelo Ministério da Saúde, mas com
             funcionalidades diferentes. O “Simple Living”, nosso projeto, foca na saúde de forma mais direta.




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