Page 14 - INATEL - Revista Fetin 43ª-completa (2)
P. 14
PROJETO VENCEDOR
Prêmio Inatel Startups
Apoio a Saúde Pública
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
O projeto busca solucionar a dificuldade de acesso a informações rápidas e precisas em emergências de saúde, um dos
fatores que sobrecarregam o sistema. Estima-se que 60% das pessoas não sabem avaliar a urgência de seus sintomas,
recorrendo a atendimentos desnecessários e agravando filas. Segundo o IBGE, mais de 100 milhões de brasileiros usam
o SUS anualmente, e muitas consultas poderiam ser evitadas com orientação adequada. Para isso, a IA foi desenvolvida
para enfrentar três desafios: falta de informação, orientação incorreta e sobrecarga no atendimento. O sistema permite
que o usuário descreva seus sintomas e receba respostas em segundos, com dicas de saúde ou recomendação de buscar
emergência, otimizando o uso dos recursos públicos.
FUNCIONAMENTO DO PROJETO
Apoio à Saúde Pública é uma plataforma inovadora que usa IA para facilitar o acesso a informações médicas. O sistema
permite que o usuário descreva seus sintomas e receba orientações rápidas, ajudando a identificar emergências e indicando
hospitais ou médicos próximos. Funciona como uma pré-triagem, orientando decisões antes do atendimento presencial. A
IA foi desenvolvida para oferecer respostas ágeis, confiáveis e dicas de saúde preventiva. Com interface simples e dados
em tempo real, promove o uso consciente do sistema de saúde, melhora o bem-estar geral e contribui para desafogar
hospitais e otimizar recursos médicos.
METODOLOGIA E VALIDAÇÃO DA IDEIA
O projeto foi validado pelo orientador e por profissionais da saúde, que sugeriram melhorias e despertaram interesse
além das áreas de tecnologia e saúde. A escolha dos recursos tecnológicos foi criteriosa, unindo IA e Saúde Pública. Após
pesquisas e análises de prós e contras, optou-se pela IA do Google, por fornecer dados atualizados em tempo real, como
localização de hospitais e unidades de saúde. A metodologia baseou-se em pesquisa com profissionais da área, identificando
problemas comuns e desenvolvendo uma solução focada no bem-estar dos pacientes. O sistema busca reduzir a ansiedade
e aumentar a eficiência do atendimento, redirecionando casos de forma inteligente.
14 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel