Page 140 - INATEL - Revista Fetin 43ª-completa (2)
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PROJETO VENCEDOR
2º Lugar • Nível 2
Prêmio de Complexidade Técnica
TouchText
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
O projeto desenvolvido visa facilitar o acesso à leitura em braille para pessoas com deficiência visual, permitindo que
elas digitalizem textos e os convertam em braille tátil de forma prática e portátil. A ferramenta não depende de conexão à
internet, o que amplia seu uso em diversos ambientes. Com essa tecnologia, o aprendizado da leitura em braille se torna mais
acessível, pois os usuários podem praticar a leitura de forma autônoma e contínua, utilizando materiais do seu interesse.
Educadores e instrutores também se beneficiam, pois podem integrar a ferramenta em suas metodologias de ensino,
promovendo uma abordagem mais interativa e envolvente. Assim, a ferramenta não apenas melhora a acessibilidade, mas
também promove um ambiente mais inclusivo e estimulante para o aprendizado da linguagem braille.
FUNCIONAMENTO DO PROJETO
O sistema oferece uma solução integrada com um aplicativo móvel e um dispositivo de saída tátil. O app permite converter
textos em braille por meio de digitação manual ou captura de imagens. Também identifica objetos nas imagens, informando
a classificação e o grau de certeza por áudio, proporcionando feedback auditivo ao usuário. É possível compartilhar os
textos processados, ampliando a flexibilidade. A interface é intuitiva, acessível e compatível com tecnologias assistivas
como TalkBack. O dispositivo projeta o texto uma letra por vez, permitindo ao usuário controlar o ritmo de leitura por meio
de um botão, garantindo tempo adequado para interpretação.
METODOLOGIA E VALIDAÇÃO DA IDEIA
A solução utiliza o microcontrolador Arduino, programado em C++, para controlar os servomotores conectados a pinos
que formam pontos de braille em alto relevo. A comunicação é feita via Bluetooth com um aplicativo desenvolvido no
App Inventor, que integra tecnologia OCR para escanear texto em imagens e inteligência artificial para reconhecimento
e classificação de objetos, tornando o dispositivo versátil para leitura e interpretação de diversos ambientes. Durante o
desenvolvimento, ajustes foram feitos com base no feedback dos usuários e nas necessidades técnicas, otimizando o
sistema com funcionalidades adequadas para uma experiência de aprendizagem. Atualmente, existem dispositivos que
convertem textos digitais em caracteres braille. No entanto, esses aparelhos são limitados, pois não oferecem tradução
de textos externos, nem recursos pedagógicos para promover a autonomia dos usuários. Além disso, devido ao seu custo
elevado, esses dispositivos não são extremamente acessíveis.
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