Page 146 - INATEL - Revista Fetin 43ª-completa (2)
P. 146
Vai Pardal!
App de escalações
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
O projeto surgiu para resolver a limitação enfrentada por páginas de futebol e torcedores que, ao quererem criar escalações
personalizadas, dependem de softwares de design complexos, como o Photoshop. Essas ferramentas não são intuitivas nem
acessíveis para a maioria dos usuários, exigindo habilidades técnicas para uma tarefa que deveria ser simples. O problema
central é que não há uma alternativa prática e acessível focada exclusivamente nas necessidades de escalação de times
de futebol. Minha solução é um aplicativo que permite aos usuários selecionar jogadores, configurar formações, ajustar
cores de uniformes e salvar suas escalações para compartilhar com facilidade. Esse app é voltado tanto para criadores
de conteúdo quanto para torcedores casuais, proporcionando uma experiência simplificada e focada no futebol. Com ele,
qualquer pessoa pode criar e compartilhar escalações sem necessidade de conhecimentos avançados em design, tornando
o processo rápido e acessível.
FUNCIONAMENTO DO PROJETO
Meu aplicativo é simples e funcional, desenvolvido para facilitar a criação e compartilhamento de escalações de
futebol. O projeto foi pensado para ser leve e acessível, exigindo apenas um celular com capacidade básica para
rodar aplicativos. Ao abrir o app, o usuário pode escolher entre diversas formações, selecionar jogadores de um
banco de dados interno e personalizar o time, incluindo a cor da camisa e o posicionamento dos atletas em campo.
Entre os requisitos, está o interesse prévio em futebol, pois o app utiliza termos e conceitos próprios do esporte, facilitando
o uso para aqueles que já estão familiarizados com escalações e posições. No entanto, não são necessárias habilidades
avançadas ou conhecimentos técnicos. O objetivo é que qualquer fã de futebol possa explorar a ferramenta sem dificuldades.
METODOLOGIA E VALIDAÇÃO DA IDEIA
Desenvolvi o aplicativo utilizando Flutter. Para o armazenamento local dos dados dos jogadores, optei pelo SQLite,
garantindo acesso offline ao banco de dados e maior praticidade para o usuário. A coleta de informações sobre os
jogadores foi realizada por meio de web scraping em Python, extraindo dados atualizados de sites especializados.
Segui uma metodologia ágil, com foco em melhorias contínuas. Testei o app com usuários como administradores de páginas
de futebol e torcedores, ajustando a experiência e funcionalidades com base em seu feedback. No mercado, ainda são
poucos os apps focados em criar e compartilhar escalações visuais personalizadas, e muitos criadores de conteúdo usam
softwares complexos, como o Photoshop. Meu app visa preencher essa lacuna, oferecendo uma solução prática e acessível
para fãs de futebol que buscam uma forma rápida e eficiente de montar e compartilhar escalações.
146 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel