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PROJETO VENCEDOR
                                                 Prêmio Arena FETIN de IoT, robótica e indústria 4.0






             Robô Anna













             PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
             Na sociedade contemporânea, o avanço tecnológico exerce um impacto significativo no cotidiano, tornando essencial que as
             pessoas saibam utilizar essas inovações e aproveitem os benefícios que proporcionam. No entanto, o Brasil ainda está atrás
             de países mais desenvolvidos em termos de educação tecnológica. Segundo artigo recente, estima-se que faltarão cerca
             de 530 mil profissionais de TI no mercado até 2050, e, de acordo com dados da Anatel, 76% dos brasileiros são analfabetos
             digitais. Projetos que promovem o conhecimento tecnológico são, portanto, fundamentais. Em 2022, a computação foi
             incluída como componente na BNCC para o ciclo básico, evidenciando ainda mais a necessidade de iniciativas voltadas para
             crianças e jovens, a fim de capacitá-los desde cedo e reduzir essa lacuna no futuro. Logo, a Robô Anna é ensinar pensamento
             computacional e eletrônica para o público infantil.


             FUNCIONAMENTO DO PROJETO
             O primeiro passo para que o projeto seja implementado, é a realização da capacitação dos professores, que precisam estar
             treinados para aplicar o projeto em sala de aula. Posteriormente, eles lerão com os alunos o nosso livro que conta a história
             da eletrônica, explicando de forma lúdica sobre termos científicos e funcionalidades dos componentes. Depois que esses
             termos forem compreendidos, as crianças poderão partir para a parte prática que é programar os passos da Robô Anna por
             meio da junção de blocos lógicos no aplicativo. É possível fazer com que a Anna gire, pisque os LED’s de sua estrutura e emita
             sons, e nesse processo a criança é capaz de aprender sobre laços de repetição e outros conceitos de programação que são
             importantes. A Anna deve andar para percorrer desafios que possuem temas relacionados com o livro, por exemplo, ela
             pode fazer a Anna andar até chegar em componentes eletrônicos específicos. A versão virtual possui as mesmas funções
             da física, mas no futuro pretende-se gerar relatórios de desenvolvimento dos usuários, para que eles tenham um ensino
             mais personalizado.



             METODOLOGIA E VALIDAÇÃO DA IDEIA
             A Robô Anna possui um hardware desenvolvido com um Arduino Uno, que controla todos os periféricos conectados. Conta
             com motores que permitem que o robô se mova para a esquerda, direita e para frente, além de LEDs, sensor de proximidade
             e um módulo buzzer, capaz de emitir sons personalizados. Além disso, possui um módulo Bluetooth que recebe informações
             enviadas pelo aplicativo. O aplicativo, desenvolvido em Flutter, permite que as crianças se conectem ao Bluetooth do robô
             e combinem blocos lógicos que fazem a Anna se movimentar. Também temos um livro que utiliza analogias para explicar o
             universo da eletrônica e a Anna virtual, desenvolvida em Unity. Para validar a Anna, testamos o projeto individualmente com
             crianças e levamos a ideia a escolas da região. Com isso, conseguimos mapear as dificuldades dos alunos e obter feedback
             dos professores, que destacaram que a Anna, além de ensinar tecnologia, também desenvolve habilidades cognitivas
             essenciais nos estudantes.




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